terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Está no ar a página do Observatório Iberoamericano do Audiovisual (OIA) na internet

Site reúne legislação e dados estatísticos do audiovisual nos países ibero-americanos


A Conferência de Autoridades Cinematográficas do Audiovisual (CACI) anunciou o lançamento do Observatório Iberoamericano do Audiovisual (OIA), site que reúne informações estatísticas e legais sobre a indústria audiovisual da região ibero-americana. O OIA dispõe de uma ferramenta interativa que permite realizar análises e comparações entre os bancos de dados disponíveis com informações do mercado audiovisual nos países membros da CACI.



Resultado de um trabalho desenvolvido desde 2008, o OIA usa como referência o Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) e tem o objetivo de se consolidar como um depósito de recolhimento, análise, sistematização e divulgação de informações sobre a produção cinematográfica e audiovisual, tendo como público-alvo os profissionais do setor, a imprensa especializada e os gestores das políticas públicas para o audiovisual nos países ibero-americanos.



O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, que cumpre seu segundo mandato consecutivo como secretário executivo da CACI, ressaltou a importância do lançamento: "O Observatório é um passo importante na integração dos países da região ibero-americana, pois permite um maior conhecimento e centralização de informações das cinematografias de países bastante distintos. Acreditamos que será uma ferramenta valiosa para governos, setor produtivo, pesquisadores, e todos os outros interessados em compreender melhor as nossas realidades no que tange o mercado audiovisual", afirmou.



Além de dados estatísticos do mercado, o site concentra em um mesmo espaço as legislações nacionais pertinentes ao setor, além de acordos, protocolos e convenções internacionais, facilitando e potencializando o surgimento de coproduções entre produtores dos países do grupo.

Clique aqui e conheça o Observatório Iberoamericano do Audiovisual (OIA).



O que é a CACI



A Conferência de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica – CACI é um organismo multilateral criado na assinatura do Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana, realizado em 1989 em Caracas, na Venezuela. O objetivo da CACI é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional. Entre os programas mantidos pela entidade estão o Programa Ibermedia, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.



Em 2011, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, tornou-se o primeiro dirigente brasileiro a ocupar o cargo de secretário executivo da CACI, cargo para o qual foi reconduzido em 2013, para um novo mandato de dois anos.



Atualmente, a Conferência reúne 21 países-membros - Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

fonte: @edisonmariotti #edisonmariotti http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/est-no-ar-p-gina-do-observat-rio-iberoamericano-do-audiovisual-oia-na-interne

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário