Curadores querem fomentar a discussão técnica e ao mesmo tempo ajudar a divulgar curtas ''anônimos''
Pouco dinheiro e a falta de editais não são obstáculos para produzir cinema de qualidade. Apesar das dificuldades, a produção audiovisual brasileira vem crescendo e algumas dessas obras estarão presente no Diálogos de Cinema. Um ciclo de cursos, exibição de curtas e debates dedicado à formação audiovisual e à discussão sobre o cinema brasileiro independente produzido nos anos 2000.
O ciclo é uma produção da Pique-Bandeira Filmes e tem curadoria de Vitor Graize e Maria Inês. “Percebemos uma carência na formação audiovisual no Espírito Santo. Apesar dos recentes cursos superiores na área do audiovisual, ainda há uma falta de conhecimento em questões mais especificas, que é o que queremos abordar nos cursos”, diz Maria Inês.
Toda a programação é gratuita, mas a participação no curso depende de inscrição prévia, já que as vagas são limitadas – apenas 30. As inscrições podem ser feitas no site www.dialogosdecinema.com.br a partir desta segunda-feira (27).
“Queremos promover uma discussão técnica e ao mesmo tempo ajudar na divulgação desses curtas, que muitas vezes ficam com uma circulação restrita”, explica a curadora. Os curtas que serão exibidos foram escolhidos pensando nos convidados que vão ministrar os cursos, muitos deles participaram da produção dos filmes. As sessões comentadas de curtas acontecerão sempre aos sábados, às 19h no Cine Metrópolis.
Para a primeira semana do evento, que começa dia 8 de fevereiro, já foram escolhidas as obras a serem exibidas. O documentário Meninos, da capixaba Ursula Dart vai abrir a programação seguida da estudante de Audiovisual Mariana Preti que vai apresentar o curta Romance a La Nelson e também haverá um produção paraibana, o curta A Felicidade dos Peixes, de Arthus Lins.
Além das sessões de projeção, a programação é composta por um curso dividido em seis módulos. Os cursos acontecem também aos sábados, às 14h, com quatro horas de duração e serão ministrados por profissionais de reconhecido talento em suas áreas de atuação.
Os módulos foram divididos em Produção Executiva, que inicia o evento do dia 8 de fevereiro. O curso é ministrado por Ursula Dart e vai tratar de projetos audiovisuais do ponto de vista da administração do orçamento global envolvendo todas as etapas da pré a pós produção.
Assistência de direção é tema do segundo módulo e será apresentado pela pesquisadora e produtora audiovisual Aline X. Neste curso propõe-se uma dinâmica de troca de experiências para se discutir as particularidades dos métodos de trabalho adotados pelo assistente de direção em cada filme.
O som e a direção de arte também serão abordados durante os módulos. O músico Pedro Aspahan vai discorrer sobre a captação de som direto e os processos de edição e finalização. E o diretor de arte Juliano Dornelles vai explicar a desde a relação entre o roteiro e a arte até a estrutura de projetos cenográficos e pesquisa de materiais.
Os dois módulos que estão entre os mais importantes são Produção de Finalização e Finalização / Masterização. Ambos vão proporcionar aos ouvintes a possibilidade de conhecer melhor os processos envolvidos no gerenciamento da finalização de um produto audiovisual e também vão oferecer uma introdução às ferramentas e técnicas de finalização de produtos audiovisuais para diversos meios e mídias, entre elas DCP, Blu-Ray/DVD, Digital para internet. Os módulos serão apresentados pela produtora de finalização Vanessa Marques e o diretor Francês Antoine d`Artemare, respectivamente.
Maria Inês explica que os filmes, na sua maioria, exibidos e discutidos são curtas produzidos no Espírito Santo que estão em sintonia com a produção contemporânea nacional. “Essa produção contemporânea tem vários pontos em comum, por exemplo, o modo de produção com poucos recursos. Os módulos serão importantes porque vão ajudar a solucionar muitos problemas e a criar alternativas”, diz.
A curadora também fala que quando se tem pouco dinheiro todas as etapas de produção devem ser repensadas e adequadas a esse esquema. Durante o curso, a troca de informações entre produtores de diversos estados vai contribuir para se criar novas formas de produção nesse esquema.
PROGRAMAÇÃO
Toda a programação acontecerá no Cine Metrópolis - UFES (Campus de Goiabeiras).
08/02
14h-18h: Curso
Módulo 1 - Produção Executiva, com Ursula Dart.
19h: Sessão Comentada seguida de debate.
15/02
14h-18h: Curso
Módulo 2 - Assistência de Direção, com Aline X.
19h: Sessão Comentada seguida de debate.
22/02
14h-18h: Curso
Módulo 3 - Som (Captação e Edição), com Pedro Aspahan.
19h: Sessão Comentada seguida de debate.
15/03
14h-18h: Curso
Módulo 4 - Direção de Arte, com Juliano Dornelles.
19h: Sessão Comentada seguida de debate.
22/03
14h-18h: Curso
Módulo 5 - Produção de Finalização, com Vanessa Marques.
19h: Sessão Comentada seguida de debate.
29/03
14h-18h: Curso
Módulo 6 - Finalização / Masterização, com Antoine d`Artemare.
19h: Sessão Comentada seguida de debate.
fonte:
http://seculodiario.com.br/15133/17/idialogos-de-cinemai-promove-cursos-sobre-producoes-independentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário