sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CCMQ sedia oficina gratuita de iniciação em cinema


Estão abertas as inscrições, até 14 de agosto, para Cinemeando – Oficina de Iniciação à Produção Audiovisual, que será realizada na Sala C2 da Casa de Cultura Mario Quintana, ministrada pelo diretor Juliano Carpeggiani. Com vagas limitadas a 35 pessoas, a atividade ocorrerá de 18 de agosto a 24 de novembro, sempre aos sábados, das 14h às 17h, com acesso gratuito. O público-alvo são estudantes de Ensino Médio e Superior, entusiastas da arte e da comunicação, sobretudo audiovisual, que pretendem iniciar-se profissionalmente em realização.

O interessado deve detalhar sua motivação em participar enviando uma carta de intenções e um breve currículo para o e-mail satelite@cosmonautafilmes.com.br. Nela, deve mencionar sua expectativa, o que busca neste momento (pessoal e profissionalmente), apontar a inclinação a uma determinada área, eleger realizadores e/ou filmes favoritos ou escritores, músicos, comunicadores e artistas que lhe despertem interesse.
A parte prática abrangerá todas as etapas de realização de um projeto audiovisual: produção, roteiro, decupagem, direção, direção de fotografia, direção de arte, montagem e finalização. Os alunos serão orientados a exercerem as funções que tiverem maior aptidão. No final, os alunos serão divididos em duas equipes, para a execução de dois curtas-metragens experimentais.
Sobre o ministrante
Juliano Carpeggiani é um dos nomes mais evidenciados da nova geração de diretores e produtores do Rio Grande do Sul. Seu curta-metragem de estreia, o documentário com contornos de fábula O País da Cocanha, ganhou dois prêmios na edição 2011 do festival Memorie Migranti, na Itália, incluindo a honraria máxima, o prêmio Vincitore Assoluto. Antes de concluir a graduação em Cinema, pela Unisinos (2010), aos 24 anos assumiu a instalação de um complexo audiovisual em Flores da Cunha, sua cidade natal, financiado pela União Europeia, através do Programa URB-AL. Por este programa, idealizou e produziu a série Vindima da Imagem, composta por dez episódios a respeito da herança da imigração italiana no Sul do Brasil.
O diretor fez sua estreia na televisão em 2011, com o curta-metragem Lá Longe, um dos vencedores do Prêmio Histórias Curtas da RBS TV. Sócio-diretor da Cosmonauta, produtora de projetos audiovisuais pessoais, que dão continuidade ao movimento iniciado pelo Programa URB-AL, também atua no mercado comercial como diretor de cena e criativo da Supernatural Filmes.

Serviço:
O que: Oficina Gratuita de Introdução à Produção Audiovisual
Quando: 18 de agosto a 24 de novembro de 2012, aos sábados, às 14h
Onde: Sala C2 – 2º andar da CCMQ (Rua dos Andradas, 736)
Inscrição: enviar breve currículo e carta de intenções para o e-mail satelite@cosmonautafilmes.com.br até 14 de agosto (terça-feira)

Texto: Vera Pinto
Edição: Asscom Sedac

Nenhum comentário:

Postar um comentário