No dia 1º de Abril, às 20h, o Museu da República (MR/Ibram), no Rio de Janeiro (RJ), inaugura seu novo espaço para cinema e debates com o lançamento do documentário "Os militares que disseram não", de Sílvio Tendler, e mais quatro dias com exibição de títulos de diferentes diretores. A sessão de abertura será em uma tenda montada no jardim do MR, com participação do diretor Sílvio Tendler e convidados. A entrada é franca.
Com apoio da Mostra de Cinema Marcas da Memória, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, O Cineclube Cinema e História Sílvio Tendler será um espaço para exibição de documentários e debates.
As exibições, sempre gratuitas, acontecerão duas vezes por mês no Museu da República, com convidados especiais para conversarem sobre os temas dos filmes exibidos.
Contra a ditadura
Realizado em 2013, o filme de "Tendler", que abre o projeto audiovisual, é sobre os militares que lutaram pela constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, e que até hoje buscam reconhecimento na história, pois a sociedade pouco ou nada sabe a respeito de militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática. Confira o trailer do filme.
Já no dia 2 de abril será exibido outro título de "Tendler". "Advogados contra a ditadura" trata do papel dos advogados na defesa dos direitos e garantias dos cidadãos durante a ditadura militar.
No dia 3, o público poderá assistir ao filme "Repare bem", da atriz e cineasta portuguesa Maria de Medeiros. Vencedor do Kikito de Melhor Filme no festival de Gramado de 2013, conta a história de três gerações de mulheres envolvidas na luta contra a ditadura militar.
"Eu me lembro", de Luiz Fernando Lobo, é documentário que tem exibição no dia 4. O tema são os cinco anos das Caravanas da Anistia e reconstrói a luta dos perseguidos por reparação, memória, verdade e justiça.
A programação especial encerra-se no dia 5 com a exibição de "Duas Histórias", com direção de Ângela Zoé. O filme mostra a trajetória de dois militantes socialistas, com experiências diferentes, na luta contra a ditadura militar brasileira.
As sessões entre os dias 2 e 5 de abril acontecem no auditório do Museu da República, sempre às 20h. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (21) 2127-0333/0328 ou pelo endereço eletrônico mr.imprensa@museus.gov.br
fonte:
http://www.brasil.gov.br/cultura/2014/03/museu-da-republica-inicia-projeto-audiovisual-no-rj
Nenhum comentário:
Postar um comentário