domingo, 29 de julho de 2012

Cineclube do Museu da Inconfidência exibe dois filmes no final de semana



 
O Cineclube Museu da Inconfidência, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e apoiado pela Associação de Amigos do Museu da Inconfidência, desbrava a América no mês de julho ao exibir dois filmes sobre a formação do continente – por meio da visão política e poética de dois importantes diretores do cinema europeu.
No dia 27 (sexta-feira), será exibido o longa-metragem Queimada, uma coprodução Itália/França, realizada em 1969 por Gillo Pontecorvo. A manipulação de ideias e conflitos se faz presente em um país imaginário da América Central, trazendo Marlon Brando em um de seus mais famosos papéis.
Já no sábado (28), será exibido Aguirre: a cólera dos deuses – coprodução Alemanha/Peru rodada em 1972 – do diretor Werner Herzog. O filme retrata a loucura de um homem perdido no coração da Amazônia em busca do Eldorado.
As projeções são gratuitas e comentadas e ocorrem sempre às 19h no Auditório do Museu da Inconfidência em Ouro Preto (Anexo I – Rua Vereador Antônio Pereira, nº 33). Sinopses e mais informações estão disponíveis aqui.
Fonte: Divulgação Museu da Inconfidência

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tv escola exibe programa sobre o uso de recursos audiovisuais


Investigar como a escola e os professores usam recursos audiovisuais para ensinar é o tema a ser abordado no programa Caminhos da Escola desta quinta-feira, 26, na TV Escola. O programa será exibido às 22h30.
Para apresentar uma proposta de uso do audiovisual na educação, a equipe do programa foi até o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro  (UFRJ). Lá, o projeto Cinema para Aprender e Desaprender (Cinead) é desenvolvido por professores e pesquisadores para investigar tanto as relações entre cinema e educação, com ênfase na infância e na adolescência, quanto a interferência do audiovisual no processo de formação do indivíduo.
No quadro Debate, o convidado é o músico e ativista social Marcelo Yuka, ex-integrante da banda Rapa. Ele conversa com estudantes sobre temas como música, luta social e poesia. No quadro Desafio, alunos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, de Salvador, produzem uma vitrine na qual unem conhecimentos de arte à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O programa terá reprise no sábado, 28, às 17 horas, e no domingo, 29, às 9 horas.
TV Escola pode ser sintonizada com antena parabólica digital ou analógica em todo o país e na página do Ministério da Educação  na internet. O sinal está disponível também nas operadoras de tevê por assinatura Via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).
Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Portal MEC

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual

A edição 2012 do Festival Varilux de Cinema Francês traz uma novidade. Durante o evento será realizada no Rio a primeira "Oficina Franco-Brasileira de Roteiro Audiovisual" - "A Dramaturgia na Ficção Televisiva". Com foco no desenvolvimento de roteiros para séries de TV e longas-metragens, o curso contará com importantes nomes do mercado audiovisual francês, como François Sauvagnargues (especialista de ficção e delegado geral do FIPA/Festival Internacional de Programas Audiovisuais de Biarritz) e os roteiristas Patrick Uzan, Pascale Rey e Marie du Roy.
Em pauta, temas como a criação de personagens, desenvolvimento de diálogos, especificidades dramatúrgicas e códigos visuais e sonoros. Realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, RioFilme, ABPI-TV, através do projeto internacional Brazilian TV Producers, a oficina acontece no Hotel Sofitel entre os dias 13 e 17 de agosto e é resultado de uma parceria entre o Festival Varilux de Cinema Francês e o Conservatório Europeu de Escritura Audiovisual (CEEA -www.ceea.edu), que se tornou uma referência para formação de roteiristas de televisão na França.

Para participar, é necessário preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da ABPI-TV, e enviar para abpitv@abpitv.com.br até 27 de julho de 2012. As vagas são limitadas. A escolha dos profissionais selecionados será feita pela equipe da CEEA em Paris e a confirmação dos participantes será feita até o dia 3 de agosto de 2012. O evento será ministrado em inglês.

fonte:
 

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Construção de um Canal de IPTV - Tecnologia Própria, inclusive de SET TOP BOX


Gustavo H M Silva
Colocações 16
Última participação 3 dias atrás
Bom dia para todos!

Recentemente concluí o projeto inicial de um Kit, contendo um Rack de servidor que possui todas as funções necessárias para se criar um canal de TV online (IPTV) e um Set Top Box para os clientes terem acesso ao canal IPTV além de muitas outras funções como NETFLIX, Youtube, Internet, Chat e etc. Tudo isso interligado na TV de casa.

Embora tenha ficado muito feliz por ter concluído esse projeto na minha cabeça, tive que lidar com a realidade, que é a falta  de dinheiro para construir e manter o sistema operacional. Por esse motivo estou procurando pessoas interessadas. O investimento inicial seria de aproximadamente 100 mil reais, com um custo mensal de 8 mil reais para manter os links de banda-larga via fibra ótica, para transmissão do canal, e por isso, procuro investidores interessados. Abaixo seguem maiores detalhes sobre o equipamento:



RACK de Transmissão:

° Um Workstation para pré-produção (Suite Office e celtx, Adobe Story ou Final Draft) 
° Uma Ilha de Edição e Colorização Potente (rodando Premiere, Colorista)
° Um Storage de 25 TB (capaz de armazenar mais de 1000 Horas de Programação
° Um Workstation para Backup em Fita LTO-5 (cada fita armazena até 3 Terabytes)
° Um Workstation dedicado para Transmissão via Web
° Um Set Top Box para Preview do conteúdo transmitido (conferência)
° Um pequeno monitor para conferência



Set Top Box/TVPC:

° Plataforma Android 4.0

° Tamanho altamente reduzido, ao menos metade do tamanho de um set top box da NET HD

° Além de carregar o canal, carrega navegador de internet, messenger, facebook, jogos e e-mail

° Usa como Teclado e mouse um trackpad único  de tamanho reduzido (semelhante ao blackberry)



Interessados, por favor entrar em contato comigo. Procuro um sócio apto a investir e descobrir como rentabilizar esse projeto sob a lei IN91 da ANATEL:

Festival Internacional de Cinema de Beijing: a capital chinesa e o brilho da sétima arte

Terminou, no dia 28 do mês passado, o 2° Festival Internacional de Cinema de Beijing. O evento, considerado por muitos um sucesso, durou seis dias e contou com a presença dos presidentes de 15 renomados festivais de cinema do mundo, bem como de 300 diretores e atores chineses e estrangeiros. Além destes, também marcaram presença os responsáveis das principais produtoras de cinema da China. Na ocasião, foram exibidos 260 filmes chineses e estrangeiros, obras que constituem um leque representativo da cultura cinematográfica de diferentes países e são uma plataforma para o intercâmbio entre os profissionais do setor.
Sendo a cidade berço da indústria cinematográfica chinesa, Beijing tem uma relação de mais de cem anos com esta arte. Com a organização deste festival, a capital chinesa deu ao mundo um evento brilhante e glamoroso e, ao mesmo tempo, abriu uma janela através da qual os espectadores internacionais podem ficar a conhecer melhor a cultura cinéfila do país. Apesar de esta ser apenas a segunda edição do evento, este já se tornou num dos cartões de visita da cultura da cidade.
Esta foi a primeira vez que Jeremy Renner, um famoso ator de Hollywood, participou do evento. Cruzando o tapete vermelho, na cerimônia de abertura, acompanhado por estrelas como o norte-americano James Cameron, So Ji Sub, ator sul-coreano e Xu Ke, o famoso diretor de Hong Kong, Renner parou para falar com os jornalistas. "É incrível que o festival de cinema de Beijing tenha já essa enorme dimensão apenas na sua 2ª edição. No futuro, caso a minha agenda o permita, voltarei aqui para apresentar os meus filmes", disse o ator.
Durante o festival foram organizados inúmeros painéis de discussão subordinados ao tema "Encantos da sétima arte", nomeadamente um fórum com a participação das mais importantes produtoras cinematográficas mundiais (participaram, entre outros, James Gianopulos, presidente do estúdio norte-americano 20th Century Fox; Simon Philips, presidente da Marvel Entertainment; e Avtar Panesar, vice-presidente da empresa indiana, Yash Raj Films); um fórum de promoção de parcerias entre empresas chinesas e estrangeiras e um fórum dedicado à música na sétima arte. Vários acordos foram firmados no seguimento dessa iniciativa. O filme chinês "The Art of War" contará com o apoio de James Cameron, o famoso diretor de Hollywood, na área da tecnologia 3D; Tom DeSanto, produtor executivo do filme "Transformadores" será responsável pela produção de "God's world", um filme que tem por base a cultura mitológica chinesa e será integralmente rodado no país asiático.
O presidente da produtora cinematográfica chinesa China Filme Grupo Corporation, Han Sanping, disse que as coproduções entre a China e países estrangeiros favorecem a qualidade dos filmes chineses. Ele acredita que, através da adaptação da linguagem audiovisual pelas equipas técnicas, os espectadores estrangeiros poderão mais facilmente ficar a conhecer a história e cultura chinesa.
O fórum dedicado à música na sétima arte atraiu nomes como Tan Dun, o compositor premiado com um Oscar, Hummie Mann, vencedor do prêmio Emmy e Jae-young Kwak, diretor sul-coreano. Os participantes partilharam experiências e discutiram a junção harmoniosa de som e imagem numa obra de arte coerente.
Paralelamente aos painéis de discussão, foram pensadas diversas atividades para atrair os fãs do mundo da sétima arte. Para além de poderem comprar artigos ligados à indústria do cinema, os visitantes puderam experimentar as técnicas por detrás das filmagens, nomeadamente dublagem de som, captura de movimentos (motion capture) e filmagem de 3D.
O vice-presidente do evento, Zhang Heping, expressou a convicção de que a realização deste festival cinematográfico em Beijing deixou marcas positivas e ajudou a estimular o processo de consciencialização dos consumidores chineses para a sua própria cultura, além de servir de impulso ao desenvolvimento da indústria cinematográfica do país.

fonte:

domingo, 15 de julho de 2012

Expedição cultural pelo Nordeste sairá de Sousa neste fim de semana



Um veículo 4x4 e muita disposição para viajar e registrar o sertão nordestino, produzindo um vídeo documentário. Essa é a missão de três aventureiros para realização da Expedição Nordeste Central que partirá de Sousa amanhã 14, Nordeste adentro percorrendo os Estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Bahia e Pernambuco.

Nordeste Central uma viagem pelo sertão nordestino que registrará projetos culturais que têm transformado a realidade de pequenos municípios localizados nos rincões nordestinos, cumprindo com seu papel social através de ações de formação e de criação, fruição e democratização dos bens culturais.

Durante 15 dias, o jornalista e gestor cultural paraibano Lenin Falcão, o cinegrafista e editor de imagens piauiense James Gama - esses dois radicados em Sousa - e o fotógrafo paulista Alécio César percorrerão, em veículo off road, mais de 2.500 quilômetros e seis localidades simples, distantes dos grandes centros urbanos do Nordeste.

Segundo Lenin a ideia surgiu da necessidade de observar in loco o resultado de alguns projetos culturais patrocinados por grandes empresas, a exemplo do Banco do Nordeste e Petrobrás, mas que não se podem mensurar apenas através de números ou materiais de divulgação que as empresas recebem na prestação de contas desses projetos.

“Queremos documentar além de imagens, depoimentos, emoções que mostrem a força e capacidade do nordestino de desenvolver cultural e socialmente suas comunidades, mostrar para o País que é possível com pequenas ações, apresentar a crianças, adolescentes, jovens outros caminhos, que não os das ociosidade, drogas e violência”, explica.

Quem desejar poderá acompanhar essa viagem através do Blog da Expedição:www.expedicaonordeste-central.blogspot.com , que se transformará em um diário de bordo. A Expedição Nordeste Central é patrocinado pelo Banco do Nordeste e apoio de algumas empresas de Sousa e São Paulo.

fonte:

sábado, 14 de julho de 2012

Audiovisual/Cinema - Inscrições abertas para a 4ª Mostra AVAV de audiovisual ao vivo - Grátis


Epicentro Cultural abre inscrições para a quarta edição da Mostra AVAV de audiovisual ao vivo que acontece em 24 de julho


Artista I edição: Astronauta Mecanico/ Performance:
FAIL – A Dinâmica do Risco – Foto: Nino Andrés

   São Paulo, julho de 2012 – O Epicentro Cultural abre inscrições gratuitas para que artistas da área de audiovisual participem da quarta edição da mostra AVAV (audiovisual ao vivo), que acontece no dia 24 de julho, às 19h30. As inscrições podem ser feitas através do site www.audiovisualaovivo.com até o dia 17 de julho. Qualquer tipo de trabalho audiovisual pode ser inscrito, como live image, live cinema, performances ou composições audiovisuais, onde o controle do áudio e da imagem seja disparado ao vivo.

Artista I edição: Felipe Crocco/ Performance:
Esquema Robô – A banda audiovisual de um homem só – Foto: Nino Andrés

   A mostra consiste de apresentações de imagem e som, manipulados ao vivo, com utilização de softwares e/ ou hardwares, composições audiovisuais/ multimídia, remixes de curta ou longa metragens, animações, trabalhos experimentais de pesquisa de novas linguagens audiovisuais, tendo sempre um artista construindo sua obra em tempo real.

Sobre o AVAV:   Com curadoria de Veruscka Girio (Astronauta Mecanico), o AVAV é um projeto direcionado para profissionais criativos e performáticos, que pesquisam e atuam com manipulação de imagens e som em tempo real. Realizado em uma das terças-feiras de cada mês, visa servir como multiplataforma para apresentações audiovisuais ao vivo, aquecendo o segmento e desvendando o circuito de artistas nacionais. A edição de estreia contou com performances dos artistas Astronauta Mecanico, Felipe Crocco e Membrana Fiat Lux. A segunda edição contou com uma hora e meia de live AV do duo Cultura Stand By. Na última edição houve uma proposta de (des)instalação do artista performático Gabriel Brito Nunes, onde uma parede foi derrubada. Também na terceira edição, o duo BBS (Belly Button Show) apresentou um show ao vivo, direto do Rio de Janeiro, nas ondas da web rádio de música avançada.


Artista I edição: Membrana Fiat Lux / Performance: Espaço Interno – Cortejo Imersivo 
Foto: Nino Andrés


Artista II edição: Cultura Stand By / Performance: A espera
Fotos: Astronauta Mecânico


Artista III edição: Gabriel Brito Nunes [GBN]
Performance: (des)instalação - Foto: Nino Andrés


Artista III edição: Belly Button Show [BBS] / Performance: música avançada ao vivo (RJ)
Foto: Astronauta Mecanico

Sobre o Epicentro Cultural:
   Idealizado por Cassiano Reis, Felipe Crocco, João Noronha, Mariana Coggiola e Veruscka Girio, o Epicentro Cultural, localizado na Rua Paulistânia, 66, na Vila Madalena, inaugurado em Outubro de 2011, é um espaço multidisciplinar que tem como objetivo promover a produção coletiva e discutir diversas linguagens e formas de expressões artísticas. O projeto visa estabelecer em São Paulo uma plataforma para iniciativas a favor da democratização da cultura e elementos que possibilitem fácil acesso à arte. É um lugar de troca: de co-criação, cowork. Uma cooperativa de artistas que valoriza o fazer artístico, a troca de conhecimentos, a busca do novo. Mais: www.epicentrocultural.com.

Quarta edição da mostra AVAV (audiovisual ao vivo): www.audiovisualaovivo.com,
Data: 24 de Julho de 2012,
Inscrições abertas: www.audiovisualaovivo.com até 17 de Julho,
Projeto mensal / Livre / Grátis
www.epicentrocultural.com



Matéria de Juliana Arruda

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Convocatória Residência Desenvolvimento de Games 2012




O MIS abre inscrições para a Residência abrangendo projetos de games com impacto transformador na realidade social, econômica, cultural, ambiental ou artística.

Residência Desenvolvimento de Games 2012 tem por objetivo fomentar a produção de games que se desenvolvem a partir das linguagens contemporâneas e que utilizam uma ou mais mídias tecnológicas. O programa se desenvolve no laboratório de novas mídias do MIS, o primeiro media lab situado em um museu público brasileiro, em parceria com o grupo de pesquisa Iconomia e com o projeto Moedas Criativas, sob curadoria de Gilson Schwartz (www.culturadigital.br/schwartz). As propostas poderão contemplar o uso de moedas criativas emitidas pelo FMI – Fundo de Moedas Imaginárias.
Como participar
Para se inscrever é necessária a participação prévia em uma das três edições da oficina Pensar, Fazer, Brincar: Novas Mídias e Criatividade em Games, que acontecem nos dias 18, 25 e 31 de julho no MIS.

Para eventuais dúvidas, escreva para: convocatoria@mis-sp.org.br

Hopkins vai ser Matusalém



Anthony Hopkins está 75 anos, e vai viver um personagem 894 anos mais velho.
No longa “Noé”, de Darren Aronofsky (Fonte da Vida, Cisne Negro), Hopkins viverá Matusalém, o personagem que teria vivido mais tempo entre todos os personagens da Bíblia. De acordo com o Antigo Testamento, Matusalém foi avô de Noé e morreu durante a ocasião do grande dilúvio.
O filme, que contará a história da construção da Arca de Noé, terá Logan Lerman (Percy Jackson e o Ladrão de Raios), Jennifer Connely (Diamante de Sangue), Emma Watson (Harry Potter) e Russel Crowe como o personagem título.

fonte:

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sala de cinema 4DX chega à Salvador



O complexo de cinemas do Shopping Bela Vista tem inauguração prevista para 13 de julho.

A Cinépolis anunciou a inauguração de um de seus mais modernos complexos de cinema no Brasil, o Cinépolis Bela Vista, em Salvador (BA). Localizado no bairro soteropolitano de Cabula, o 19° complexo Cinépolis no Brasil terá nove salas, dentre elas duas com as marcas exclusivas da rede mexicana – 4DX e Macro X.E.
A sala 4DX será a segunda no Brasil e pretende alcançar o mesmo desempenho de sua predecessora, a Cinépolis JK 4DX, que tem tido resultados de liderança de mercado na cidade de São Paulo. Inovadora, a tecnologia única – desenvolvida em parceria com a empresa coreana CGV – oferece ao público uma experiência audiovisual com efeitos e sensações sincronizados ao filme. As poltronas têm sistema eletrônico de movimentos, que permite simular quedas, trepidação e vibrações, além de aceleração e frenagem. Junto a isso, a sala possui instalações especiais nas paredes e poltronas, que geram até 20 efeitos de luzes, água, vento, aromas e névoa, entre outros.
Já a sala Macro XE (Extreme Experience), tem tela gigante, som e imagem da melhor e maior qualidade. A sala é uma de nossas maiores no Brasil e tem 13.000 watts de potência sonora, tela gigante e excelente nitidez de imagem, gerada por dois projetores digitais 4K; elevando assim a experiência visual do filme digital. Para o presidente da Cinépolis no Brasil, Eduardo Acuña, “Levarmos essa tecnologia à Salvador reflete o imenso apreço que temos pelos espectadores da cidade e a receptividade que a Cinépolis teve com seu primeiro complexo só fez com que quiséssemos levar algo inovador e exclusivo a esse mercado, que mereceu esse grande e importante investimento da companhia”.
A programação do Cinépolis Bela Vista será formada por gêneros variados e atenderá às preferências do público que o frequentará, ouvindo a demanda de seus frequentadores. O complexo é 100% digital, padrão DCI, com projetores de última geração, e possui 9 salas, totalizando 2.130 poltronas, sendo o maior cinema inaugurado pela Cinépolis no Brasil, aumentando a presença nacional para 153 salas.

fonte:

Além de música, Festival Benicàssim reúne arte, cinema e teatro


O Festival Benicàssim não é só um encontro musical. No mundo globalizado, tudo está conectado, e a música não é uma exceção. Ainda que seja o destaque do evento, o teatro, as artes e o cinema também estão presentes nele.

Evento terá espaços dedicado às artes cênicas, exibição de filmes e arte plásticas. Foto: FIB/Flickr Oficial/Reprodução
Evento terá espaços dedicado às artes cênicas, exibição de filmes e arte plásticas
Foto: FIB/Flickr Oficial/Reprodução



Haverá um espaço próprio para cada uma dessas áreas: o Cortos se transformou no FIB cinema, um lugar de referência audiovisual que vincula o mundo cinematográfico e musical que exibe uma programação repleta de longas-metragens, documentários e musicais de 9 a 15 de julho.
O FIB Actúa é o espaço dedicado às artes cênicas. Sete companhias levarão seus espetáculos de humor ao festival dos dias 12 a 15 de julho. Já o FIB Art se encarrega de mostrar uma exposição de arte contemporânea entre 15 e 18 de julho.
O Festival Internacional de Benicàssim será transmitido pelo Terra a partir da próxima quinta-feira (12).

fonte:

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Museu de Arte Moderna de Nova York recebe filmes brasileiros!

Museu de Arte Moderna de Nova York recebe filmes brasileiros!

A mostra “Premiere Brazil”, evento organizado anualmente pelo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), em parceria com o Festival do Rio, realizará exibições de um total de 13 filmes brasileiros, entre eles: “A Hora e a Vez de Augusto Matraga”, de Vinícius Coimbra, “Corações Sujos”, de Vicente Amorim e “As Canções”, de Eduardo Coutinho

O filme de abertura será “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira, premiado em cinco categorias no Festival Cine PE deste ano, sendo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Filme Eleito pela Audiência.

A mostra tem o objetivo de divulgar os trabalhos do cinema brasileiro no mercado estrangeiro, promovendo assim, os talentos nacionais e as produções de grande qualidade que produzimos nos últimos anos.

Além dos longas citados anteriormente, também será exibido: “Transeunte”, de Eryk Rocha, “O Último Cangaceiro”, de Wolney Oliveira, “Olhe Pra Mim de Novo”, de Kiko Goifman e Claudia Priscilla, “Heleno”, de José Henrique Fonseca e “O Palhaço”, de Selton Mello.

A “Premiere Brazil” que acontece pelo MoMA, começa nesta quinta-feira (12) e vai até o dia 24 de julho.

Confira o trailer do filme de abertura da mostra, “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira:

fonte:

'Clic em Cena' debate produção audiovisual amazônica

O Cine Olympia abrirá suas portas para a discussão do passado, presente e o futuro do audiovisual, seja no cinema, nos videoclipes ou nos crescentes livroclipes durante o 'Clic em Cena'. O evento, que acontece de 8 a 10 de agosto, está com inscrições abertas. Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo portal Clic.
O objetivo do evento é fortelecer o circuito de audiovisual na cidade, promover trocas de experiências, procurando desenvolver o setor tanto em quantidade, quanto em qualidade. Além disso, 'Clic' visa apresentar e discutir a produção audiovisual contemporânea, em especial a amazônica, de Belém. As atividades buscam também incentivar o intercâmbio e troca de experiências entre produtores e criadores em audiovisual da região e incentivar a criatividade e produção técnica e conceitual dos interessados na temática. 



A programação inclui seis mesas temáticas sobre documentários, videoclipes, cinema e diálogos com outras artes como teatro, dança e literatura, audiovisual na Amazônia, animação e, claro, sobre o Cinema Olympia.

Entre os convidados já confirmados para o evento estão Mônica Vieira, mestra em Letras e doutoranda em Antropologia, o ator e diretor Adriano Barroso, o ator e diretor de teatro Me. Saulo Sisnando, Prof. Dr. Relivaldo de Oliveira, autor dos livros 'Cinema na Amazônia: textos sobre exibição, produção e filmes' (CNPq, 2004), 'Amazônia, cidade e cinema em Um dia qualquer' e 'Ver-o-Peso'' (IAP, 2012). Também participam da programação Renato Nogueira, coordenador do Festival Osga, o publicitário e produtor Lucas Escócio e Marco Antônio Moreira, crítico de cinema e responsável pela programação do Cine Olympia.

O 'Clic em Cena' possuirá espaço para os interessados exibirem sua produção audiovisual (curtas-metragens) e se apresentar falando um pouco sobre o mesmo durante o evento. Para inscrever o curta, basta se inscrever no evento via internet. O tema dos curtas é livre e não haverá premiação, somente espaço para exibição.


Inscrições: 
- A partir do dia 5 de julho: R$ 15,00
- Em agosto: R$ 20,00 até a véspera do evento, dia 7 de agosto
- Do dia 8 ao dia 10 de agosto, a inscrição custará R$ 25,00

Os interessados devem se inscrever pelo portal Clic. Depois de preencher o formulário, o candidato receberá um e-mail com os dados da conta para realizar o pagamento do evento. Vagas limitadas.

fonte:
http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_noticia=598736&id_modulo=24

terça-feira, 10 de julho de 2012


 Artistas, universitários e profissionais que trabalham com Curso gratuito de audiovisual e interatividade inscreve até 13 de julho Publicada: 09/07/2012 17:10| Atualizada: 09/07/2012 15:39 cinema, audiovisual, arte eletrônica, design e têm interesse em desenvolver produções com tecnologias móveis em espaços urbanos podem participar do IV Módulo do Curso de Formação Continuada do projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), cujo tema é “Audiovisual e interatividade – experimentações com Arduino e PureData”. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 13 de julho, das 14h às 17h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA).
 
 
 
 
Os alunos interessados devem comparecer ao MAM, apresentando um mini-currículo, uma carta de interesse e ficha de inscrição preenchida. Os formulários e modelos estarão disponíveis no local.  
 
As aulas acontecem nos dias 4, 5, 11 e 12 de agosto, das 9h às 13h e das 14h às 18h, e serão ministradas por Ricardo Brazileiro e Ricardo Ruiz, com o objetivo de aprofundar conhecimentos em arte e tecnologia, através de discussões e análises sobre processo criativo em obras de artistas contemporâneos, além de aprimorar as produções com a utilização de recursos tecnológicos digitais e mídias locativas. Ao final do curso, os alunos apresentarão um projeto artístico. 
 
Esta é a última etapa do curso de formação continuada (composto por 4 módulos independentes), que proporciona aos alunos aprofundar os conhecimentos em arte e tecnologia, para o aprimoramento da produção através de recursos tecnológicos digitais e mídias locativas.
 
O projeto, uma realização da Cardim Projetos e coprodução do MAM-BA, tem patrocínio da OI, através do Programa Fazcultura do Governo do Estado da Bahia, e apoio cultural da OI Futuro.
 
Serviço:
 
Encerramento das inscrições para o Curso de Formação Continuada em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas do projeto FACMIL ( Módulo 4 ). 
Tema:  “Audiovisual e interatividade – experimentações com Arduino e PureData”.
Quando: Até 13 de julho de 2012, sexta-feira - de 14h às 17h (inscrições presenciais)
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) [Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel: 3117-6141]
Quanto: grátis

sexta-feira, 6 de julho de 2012

CÁTEDRA UNESCO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA CURSO DE EXTENSÃO – CINEMA





Centro Brasileiro de Estudos da América Latina comunica que estão abertas as inscrições para o Curso de Extensão
Vertentes do Cinema Cubano
Metodologia: o curso abordará o cinema cubano de uma maneira aberta, sendo sua história concebida não sob uma ordem cronológica ou em torno de seus autores canônicos, mas a partir de certas linhas de força que a perpassam, e que podem ser vislumbradas tanto em filmes mais antigos como em contemporâneos.


Docentes:
Maria Gutierrez (ECA-USP) e Elen Doppenschmitt (PUC-SP), com a participação de palestrantes convidados.

Período:
de 11 de agosto a 6 de outubro de 2012 (8 aulas, aos sábados, das 9h às 13h)

Taxa única de inscrição: R$ 200,00


Inscrições:
de segunda à sextadas 10 às 18 horas, no Anexo dos Congressistas / CBEAL - Memorial da América Latina. Vagas limitadas. Serão concedidos certificados aos alunos com presença igual ou superior a 75% da carga horária. Caso não se atinja o número mínimo das inscrições necessárias para a sua realização, o curso poderá ser cancelado, com a taxa de inscrição sendo devolvida integralmente.

Conteúdo programático e informações adicionais: poderão ser obtidos no sitewww.memorial.org.br, ou pelo e-mailcursos@memorial.sp.gov.br e telefone (11) 3823-4780.


FUNDAÇÃO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Metrô Barra Funda – São Paulo, SP


Divisão de Cursos e Seminários
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL
Fundação Memorial da América Latina
Tel: (55-11) 3823-4780 / Fax.: (55-11) 3823-4798
email: cursos@memorial.sp.gov.br

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mostra põe audiovisual em evidência em Cambuquira (MG)



O município de Cambuquira, no interior de Minas Gerais, é conhecido por suas fontes de água mineral, um dos principais ativos da economia local. Desde 2005, a cidade de 13 mil habitantes também tem uma mostra de curtas-metragens para chamar de sua, iniciativa de um grupo de estudantes formados na Universidade Federal de São Carlos que viram no local uma ótima oportunidade para integrar a população à linguagem audiovisual.

Ananda Guimarães, uma das idealizadoras do projeto, conta que, naquele momento, ela e seus colegas recém-formados em Imagem e Som queriam mais do que tudo produzir e divulgar seus filmes. “Saindo da faculdade, a falta de visibilidade do curta-metragem era algo que nos afetaria diretamente, por mais próximo que possa parecer esse passado, a internet ainda não era um canal de exibição tão forte quanto é hoje”, esclarece.
A vontade cresceu quando eles se depararam com o Cine Elite, edifício histórico construído na década de 40 para abrigar as películas que chegavam à cidade. O cinema havia interrompido as atividades nos anos 80, mas seu charme continuava intacto. “Cambuquira tinha uma geração de crianças e adolescentes que nunca havia entrado lá, e uma geração que voltava com saudade e curiosidade”, relembra Ananda.
Talvez por isso, a primeira edição da MOSCA (Mostra Audiovisual de Cambuquira) tenha superado as expectativas, lotando a sala de 200 lugares na primeira sessão de exibição. “Percebemos um público muito aberto, sem preconceito com o tipo de filme que exibíamos (de linguagem bem diferente da TV ou do cinema Hollywoodiano), interessado e bastante crítico”, afirma.
A relação do povo de Cambuquira com o cinema remete a 1904, quando D. W. Griffith, um dos arquitetos do fazer-cinema, ainda nem havia lançado seu primeiro trabalho como realizador. Neste ano, a cidade recebeu sua primeira sala de cinema. A instalação aconteceu antes mesmo da região ter se emancipado do distrito de Campanha e se tornado um município de fato, em 1911.
Essa relação com o audiovisual se intensificou após a realização das mostras de cinema. Uma prova disso são os jovens que saíram das oficinas promovidas pela MOSCA e foram buscar formação na área e também em artes cênicas e filosofia, influenciados pelo evento, segundo relatos dos próprios aos organizadores. “Já percebo uma turma mais nova que está começando a produzir também. Desde a segunda mostra, temos pelo menos um filme cambuquirense na programação”, comenta Ananda.
As oficinas gratuitas são realizadas durante os dias da mostra, com o objetivo de tornar espectador um participante ativo e crítico sobre o conteúdo que assiste. A cada nova edição, os organizadores tentam levar pelo menos um novo tema para os cursos. “Já tivemos oficinas de animação para crianças, interpretação, realização de documentário, ficção, cinema mudo, TV, fotografia, pinhole, cineclubismo, videodança e outros”.
Diante de tanta vontade e interesse por parte do público e das pessoas que entram em contato com o projeto através da internet, os realizadores do evento resolveram utilizar esses ativos para alcançar o restante de recursos para a realização do evento neste ano – a MOSCA captou apenas 25% do orçamento aprovado pelo Ministério da Cultura para a edição 2012.
Assim, o projeto foi exposto no site de financiamento coletivo Catarse e conseguiu superar a meta de 13,5 mil. Segundo Ananda, o modelo é apropriado a projetos que acontecem no interior do Brasil e tem dificuldade para obter recursos, mesmo utilizando leis de incentivo. “Se o projeto é popular, ninguém tem mais interesse na continuidade e no fortalecimento dele do que o próprio público”, explica.
A sétima edição da MOSCA, que acontece de 11 a 15 de julho, trará novidades. A quantidade de obras exibidas será menor, mas haverá mais sessões com debates direcionados. Além da programação habitual, com filmes, oficinas e exposições, o evento contará com o Encontro do Cinema e Vídeo Cambuquirense, que vai reunir produtores locais, sessão e debate Cinema 3D, recital de poesia e observação astronômica, em parceria com o observatório local.
Os curtas serão divididos em cinco categorias: Mostra Brasil, Cambuquira, Sexta Feira 13, Infanto Juvenil e Internacional. Tudo isso para suprir a demanda. “Fomos percebendo que com o passar dos anos, conquistamos mais espectadores e daí é possível ter duas atrações simultâneas. Tudo que fazemos é pensado de acordo com o cotidiano na cidade e a relação direta com o público”, diz.

fonte: