O drama Mississipi em chamas abre a programaçã do CineCAL desta semana
Quando o filme Notícias de uma guerra particular chegou as salas
de cinema em 1999, logo inflamou debates sobre o descaso e a violência
presentes nas favelas do Rio de Janeiro. E mais, o longa colocou uma
lupa sobre o tráfico de drogas na capital carioca e mostrou que as
relações presentes no crime organizado são bem mais complexas do que se
pensava.
Inspirados pela temática, os professores Evandro Piza Duarte e Cristina Maria Zackseski organizaram o livro digital Criminologia & cinema: Perspectivas sobre o controle social no qual diversos especialistas fazem um análise sobre racismo, segregação social, milícias urbanas e violência policial a partir dos filmes. Com um capítulo reservado para análise crítica sobre cada produção, o e-book aborda de maneira crítica os problemas sociais presentes no país. E para aproximar o debate do público em geral, o Programa de Educação Tutorial (PET) ao lado do projeto Cine CAL organizado pela Casa da Cultura da América Latina, ambos da UnB, promove de segunda (28/5) até quinta (31/5), no Museu Nacional da República, a mostra de cinema Repressão, prisão e violência. “Esse é um projeto de iniciativa do PET, coordenado pelo professor Alexandre Bernardino, o evento tem a intenção de fazer com que a sociedade debata sobre temas como a violência”, explica Rômul Juracy, organizador do CineCAL.
E o longa que abre as discussões é Mississipi em chamas, de Alan Parker. Na trama, os agentes do FBI Rupert Anderson (Gene Hackman) e Alan Ward (Willem Dafoe) investigam a morte de três militantes dos direitos civis em uma pequena cidade do Mississipi, onde a segregação divide a população em brancos e negros e a violência é uma tônica constante. Após os filmes, Alexandre Bernardino, Zulu Araújo e Dora Lúcia Bertúlio debatem sobre racismo e intolerância racial.
Já na terça, é a vez do polêmico Notícias de uma guerra particular. Dirigido por João Moreira Salles, o documentário aborda a visão de bandidos, moradores e policiais a respeito do tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro. Zulu Araújo, Alexandre Bernardino Costa e Cristina Maria Zackseski realizam debate após a exibição.
A temática do aborto ganha espaço no evento com a exibição do drama inglês O segredo de Vera Drake. Na fita de Mike Leigh, a recatada Vera Drake (Imelda Staunton) mora com o marido Stan (Philip Davis) e os filhos, Sid (Daniel Mays) e Ethel (Alex Kelly). Eles não são ricos, mas formam uma família feliz e unida. Vera trabalha como faxineira e Stan é mecânico na oficina do irmão. Porém, o que a família não sabe é que Vera mantém uma atividade paralela: sem aceitar pagamento, ajuda jovens mulheres a abortar. Quando uma dessas garotas precisa seguir para o hospital, a polícia começa uma investigação que faz o mundo de Vera desabar. Alexandre Bernardino Costa e Carmen Hein de Campos debatem sobre o tema.
E no encerramento, o trio Katsuhiro Otomo, Koji Morimoto e Tensai Okamura, comanda a película Memories. Dividido em três subhistórias, batizadas de Magnetic rose, Stink bomb e Cannon fodder, o filme conta a história de dois viajantes espaciais, um jovem químico que produz uma arma biológica e também mostra o dia de uma cidade que tem como único propósito disparar canhões em inimigos desconhecidos. O professor Evandro Piza Duarte coordena debate ao final do filme.
Todos os filmes são de graça e serão exibidos às 19h30. As produções não são recomendadas para menores de 16 anos.
Serviço
Anúncios Google |
Filmes Online Grátis www.Crackle.com.br/Filmes_Online
Chegou Crackle: Rede Online que Oferece Filmes Grátis Online. Veja!
|
Colchões Kenko Patto-S.P. www.colchoeskenkopatto.com.br
Preços Promocionais ! Solicite Visita (11) 2653-9225.
|
Produção de Documentários EscolaSaoPaulo.Org
Palestra Produção Para Cinema Documentários, Com Lilian Santiago.
fonte:
http://divirta-se.correioweb.com.br/materias.htm?materia=14614&secao=Programe-se&data=20120528
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário