sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Oficinas de audiovisual, fotografia e animação movimentam a 3ª Mostrinha de Cinema Infantil

Em apenas dois dias de evento, a 3ª Mostrinha de Cinema Infantil, que vai até o dia 12 de outubro, já reuniu mais de 1.800 alunos de escolas e creches municipais no Teatro Glauber Rocha (Uesb). Além de conferir a exibição dos filmes – 22 curtas-metragens cuidadosamente selecionados entre as melhores produções nacionais –, crianças e profissionais do cinema e da educação se juntaram para exercitar a sétima arte através de oficinas.

Para esta edição, o Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb preparou três oficinas abertas a alunos: Animação/Pixilation, com Ruth Takiya (SP), ministrante do Festival Internacional de Animação do Brasil  o conceituado Anima Mundi ; Fotografia, com o professor Rogério Luiz Oliveira (Uesb), e Produção Audiovisual/Sonorização, com o professor Glauber Lacerda (Uesb). Ambos os docentes são pesquisadores do cinema e do audiovisual. Essas oficinas aconteceram no Centro de Aperfeiçoamento Profissional da Uesb (Cap) e na sala de cinema do Janela Indiscreta no Módulo de Comunicação Professor Gileno Paiva, das 8 às 12 e das 14 às 17 horas.

Nos dias 10 e 11, voltada especialmente para educadores, acontece a oficina Cineclube na Escola (das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no CAP), ministrada por Marialva Monteiro, curadora da Mostrinha e fundadora do Cineduc-RJ, e Simone Monteiro, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essa oficina, além de outros exercícios, discute a possibilidade de construir um projeto para a formação de cineclubes nas escolas da rede municipal.

A 3ª Mostrinha de Cinema Infantil é uma realização da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e do Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, com a correalização da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Uesb (FADCT) e da Prefeitura de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Educação. O evento também conta com o apoio da Rede Kino – Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual e o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Governo Federal, por meio do Programa BNB de Cultura.

fonte:
http://www.pmvc.com.br/v1/noticia/10094/oficinas-de-audiovisual-fotografia-e-animacao-movimentam-a-3a-mostrinha-de-cinema-infantil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário