quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Cine Futuro terá mostra dedicada a filmografia de Orson Welles


Retrospectiva exibirá 15 produções do prestigiado diretor, famoso por produções como o filme Cidadão Kane


Orson Welles


Neste ano, o Festival CineFuturo - VIII Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, acontece entre os dias 09 e 15 de novembro, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, e vai homenagear um dos maiores gênios do cinema: o premiado cineasta Orson Welles.

Aclamada pela crítica, sua carreira será lembrada na Mostra Retrospectiva, que exibirá 15 filmes gratuitamente ao público inscrito.

Acesse o canal de Cinema do iBahia

Foram 45 anos de carreira cinematográfica e dezenas de filmes. Sua obra mais conhecida, Cidadão Kane (1941), rendeu ao diretor o Oscar de melhor roteiro. Além disso, foi considerado o melhor filme de todos os tempos cinco vezes consecutivas pelo British Film Institute (BFI). Reconhecendo o mérito da obra, a American Film Institute o classificou como o melhor filme dos Estados Unidos já realizado.
"Multifacetado, o artista acumulou funções de diretor, produtor, roteirista, ator e narrador "



Inovação
Welles é conhecido pela sua direção ousada e enredos que fogem do comum. No mundo cinematográfico, o artista acumulou funções de diretor, produtor, roteirista, ator e narrador, mostrando suas múltiplas facetas. Sua fonte de inspiração passa pelo expressionismo, por obras do dramaturgo Willian Shakespeare e célebres escritores, a exemplo de Franz Kafka e Miguel de Cervantes.

Veja programação completa do evento


No set de filmagem


Em 1934, Welles dirigiu o seu primeiro curta-metragem, Hearts of Age, mesmo ano em que estreou na rádio. Em 1938, em um programa da CBN, Orson Welles aterrorizou o público americano quando transmitiu uma suposta invasão marciana, cujo texto era uma adaptação do livro A Guerra dos Mundos, de H.G Wells. Imaginando ser real a ameaça alienígena, muitos ouvintes fugiram de suas casas após a transmissão, ocasionando tumulto e desespero na população norte-americana.

Alguns de seus filmes fracassaram nas bilheterias dos Estados Unidos. Mas seu brilhantismo foi reconhecido posteriormente por diversos críticos cinematográficos. O filme A Marca da Maldade (Touch of Evil), produzido em 1956, é um exemplo.

Mesmo com pouco público, e baixa arrecadação, seu trabalho foi gratificado pela Brussels World's Fair, dois anos depois de lançado. Ademais, recebeu um prêmio especial no Círculo de Críticos de Cinema de New York, em 1998.

Grande diretor, produtor e ator. Orson Welles traduzia em suas diversas atividades o amor pelo cinema. Com seu gênio inventivo e sofisticado, ele conseguiu deixar sua marca na história do cinema. Sua obras são, até hoje, reconhecidas pela crítica e público.

fonte:
http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/cine-futuro-tera-mostra-dedicada-a-filmografia-de-orson-welles/

Nenhum comentário:

Postar um comentário