terça-feira, 6 de setembro de 2011

OFICINA DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO


md_oficinas_video.jpg



As imagens em movimento no Bixiga
A Oficina de Vídeo Documentário: Imagens em movimento no Bixiga pretende, por meio de discussões de processos criativos e da exploração de recursos práticos, promover o desenvolvimento da linguagem documental audiovisual.


A estrutura do curso se organiza, portanto, em torno desse eixo e buscará oferecer a seus participantes tanto uma noção do que tem sido feito em etnografias visuais nos últimos anos quanto conhecimentos técnicos que possibilitem a realização de vídeos etnográficos de curta duração a serem desenvolvidos por equipes de no mínimo 3 e no máximo 5 pessoas (4 grupos no total).


A oficina é uma das atividades do projeto Bixiga em Artes e Ofícios: Percursos Audiovisuais, que visa mapear os fazeres de artesãos e artistas do bairro a partir da perspectiva de moradores, frequentadores, trabalhadores e dos próprios artesãos e artistas.


Os materiais produzidos pelos participantes das oficinas e pela equipe de mapeamento serão apresentados em forma de website e exposição na Casa de Dona Yayá.


O website apresentará um mapa no qual será possível visualizar lugares e agentes relacionados às artes e ofícios por meio de fotografias, vídeos, depoimentos e cadernos de viagem.


O material produzido pelos participantes da oficina ficará em posse do Centro de Preservação Cultural (CPC-USP), onde no primeiro semestre de 2012 acontecerá uma exposição com os resultados do projeto.


Ministrante: Vitor Grunvald
É fotografo e videomaker. Estudou Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema e, atualmente, é doutorando em Antropologia na USP, com ênfase em Antropologia Visual. Já produziu e dirigiu tanto filmes quanto vídeos ficcionais e documentais.



Público Alvo: morador, trabalhador ou frequentador do bairro do Bixiga; interessados em vídeo etnográfico e nas atividades culturais do bairro do Bixiga. Idade mínima de 18 anos.
Requisitos: Interesse pela imagem em movimento e pelas estratégias documentais e etnográficas.
Valor: Atividade Gratuita
Vagas: 20 pessoas
Carga horária:9 horas de aula + Gravação + Edição


Datas e horários:1ª Etapa: 27/09, 04 e 11/10/2011, às terças-feiras, das 14h às 17h: aulas teóricas e práticas; discussão dos projetos.
2ª Etapa: De 12 a 19/10/2001: Gravação das imagens no bairro do Bixiga (2 dias para cada grupo com acompanhamento de 1h).
3ª Etapa: Dia 24/10/2011: Workshop de Edição, das 09h30 às 12h30.
De 25 a 28/10/2011: Edição dos projetos.

OBS: Na 2ª etapa, os participantes da oficina deverão ter disponibilidade de 2 dias (a combinar) para gravação das imagens. Na 3ª etapa, o workshop de edição do dia 24/10 deverá ser feito por todos os participantes e, adicionalmente, estes deverão ter um dia disponível (a combinar) para edição do projeto de seu grupo.


Pré-inscrições: de 29/08 a 11/09/2011
Enviar para o e-mail 
cpcpublic@usp.br nome completo, telefone para contato, vínculo com o bairro do Bixiga (morador, trabalhador ou frequentador), endereço onde mora ou trabalha no bairro ou locais que costuma freqüentar e um parágrafo informando o interesse em participar desta oficina.


Seleção: O material recebido dentro do prazo acima será analisado pelo responsável pela oficina com base no perfil do público-alvo.  O resultado da seleção será publicado no dia 20 de setembro, no site www.usp.br/cpc, seção “Agenda”.



Periodo: 29/08/2011 à 11/09/2011
Horário: 14h-17h
Local: Os eventos são realizados na sede do CPC-USP / Casa de Dona Yayá, Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

fonte:
http://www.usp.br/cpc/v1/php/wf05_agenda.php?ano_select=2011&mes_select=08&cat_select=0&id_evento=348

Nenhum comentário:

Postar um comentário