quarta-feira, 27 de março de 2013

Espanha oferece bolsas para curso de desenvolvimento de projetos audiovisuais


Prazo para inscrições vai até o dia 7 de abril. Postulantes devem ter graduação e experiência comprovada na atividade cinematográfica

EBCO curso acontecerá na cidade de Madri, entre os dias 30 de setembro e 8 de novembroAmpliar
  • O curso acontecerá na cidade de Madri, entre os dias 30 de setembro e 8 de novembro
A Fundação Carolina, que promove relações educativas e científicas entre a Espanha e América Latina, em parceria com o Programa Ibermedia e com instituições espanholas de cultura e gestão de direitos de produção audiovisual, convoca para o XI Curso de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Ibero-americanos 2013. O curso acontecerá na cidade de Madri, Espanha, entre os dias 30 de setembro e 8 de novembro. A Fundação oferece cinco bolsas para roteiristas, diretores e produtores ibero-americanos. Interessados têm até o dia 7 de abril para se candidatar.
O programa do curso envolve masterclasses, assessorias de roteiro e uma oficina de produção, onde os projetos inscritos serão analisados do ponto de vista dos apoiadores, distribuidores e exibidores. Também serão promovidos encontros com produtores espanhóis interessados em coprodução e debates sobre novas estratégias de marketing, festivais, mercados e vendas internacionais. Para concorrer a uma das bolsas, que compreendem o valor integral do curso, alojamento em regime de pensão completa, passagens aéreas de ida e volta para a Espanha e seguro médico, o proponente deve ter diploma de graduação, preferencialmente (mas não imperativo) em áreas correlatas à área audiovisual, e deve poder comprovar experiência no meio.
Para se inscrever, é necessário ter a sinopse e o primeiro tratamento do roteiro do projeto a ser desenvolvido no curso. O formulário de inscrição, questionário sobre o estágio de desenvolvimento do projeto, lista de documentos necessários e e-mail para envio do material encontram-se no site da Fundação Carolina.

Fundação Carolina
A Fundação Carolina foi criada em outubro de 2000 como uma instituição para a promoção das relações culturais e cooperação em educação e ciência entre a Espanha e os países da Comunidade Latino-Americana de Nações, bem como outros países com vínculo histórico especial, cultural ou geográfico.
O Curso de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Ibero-americanos objetiva melhorar a qualidade dos projetos audiovisuais de cineastas ibero-americanos, no intuito de aumentar seu potencial de realização.

Cinema brasileiro
O mercado brasileiro de cinema é o mais pujante entre todas as artes. Em 2011, de acordo com o Informe Anual de Acompanhamento de Mercado – Filmes e Bilheterias, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o número total de ingressos vendidos chegou a 143,9 milhões, e a renda bruta nas bilheterias dos cinemas alcançou o valor de R$ 1,44 bilhão, estabelecendo novos recordes e colocando o Brasil entre outros mercados mais importantes do mundo.
“O número de filmes de longa-metragem brasileiros lançados, 99 no total, foi o maior dos últimos 10 anos”, afirma o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel. Depois da retomada dos anos 1990, a produção brasileira está consolidada, a estética dos filmes ganhou o mundo com grandes produções e a cena alternativa ferve. A concorrência, no entanto, ainda é grande. Entre os 10 filmes top de bilheteria em 2012, nenhum é brasileiro.

fonte:
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/03/22/espanha-oferece-bolsas-para-curso-de-desenvolvimento-de-projetos-audiovisuais

Design Week de Milão expõe Arthur Bispo do Rosário



Design Week de Milão expõe Arthur Bispo do Rosário





Réplicas cenográficas da obra do artista plástico sergipano Arhur Bispo do Rosário farão parte de uma exposição no Palazzo Durini, em Milão, na Itália.

A exposição será realizada de 8 a 14 de abril abril, dentro da programação do Design Week de Milão, principal mostra de design do mundo. As réplicas das obras foram realizadas para o filme ‘O Senhor do Labirinto’.



Depois da exposição em abril no Design Week em Milão, as réplicas serão apresentadas no Design Week de São Paulo, em agosto.


O filme ‘O Senhor do Labirinto’ foi rodado em Sergipe em 2008 e ganhou o Troféu Redentor de Melhor Filme de Ficção Brasileiro eleito pelo júri popular no Festival do Rio de 2010, conta a história do artista sergipano que esteve internado em instituições psiquiátricas do Rio de Janeiro, de 1938 até 1989.
Sua produção tem mais de 800 bordados e estandartes reconhecidos em todo o mundo como de grande valor artístico e cultural.

fonte:
babel das artes

quarta-feira, 20 de março de 2013

O novíssimo – e inclassificável – cinema brasileiro no Cinusp



O Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) realiza, entre os dias 18 de março e 5 de abril, a segunda edição da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que conta com 27 filmes que tiveram grande repercussão em festivais nacionais e internacionais. Nos mesmos moldes da primeira edição, a Mostra irá exibir não só os filmes mais vistos ou os mais recentes, mas sim aqueles que revelaram a tensão do realizador e geraram uma resposta significativa do público.
'O Som ao Redor', de Kleber Mendonça Filho, que estará na mostra | Foto: Divulgação
Sem pretensões de reunir um mesmo estilo ou discurso narrativo, os títulos buscam um recorte para os filmes que representam a nova safra de cineastas brasileiros e suas aflições. A programação irá reunir os filmes ‘O Som ao Redor’ (2012), ‘A Febre do Rato’ (2011), ‘Heleno’ (2011) e ‘Paraísos Artificiais’ (2012). E, assim como a primeira edição do evento haverá na programação filmes que permanecem inéditos no circuito exibidor, como ‘Eles Voltam’, de Marcelo Lordello, ‘Éden’, de Bruno Sfaldi e ‘Jards’, de Eryk Rocha.
Segundo Matheus Rufino, um dos responsáveis pela programação, o nome da Mostra faz referência aos jovens que estão envolvidos com o cinema independente. “O nome Novíssimo Cinema Brasileiro foi utilizado por um crítico para caracterizar um determinado grupo de jovens recém-formados que estavam ‘explodindo’ em Festivais pelo Brasil. Atualmente, esse conceito foi expandido e é utilizado para fazer referência ao movimento do cinema independente que de algum modo tenta romper laços com a estrutura estética anterior”, explica Rufino.
O nome ‘Novíssimo Cinema Brasileiro’ foi utilizado para caracterizar um determinado grupo de jovens recém-formados que estavam ‘explodindo’ em Festivais pelo Brasil.
Foto: Divulgação
Há um consenso de que não há como caracterizar o cinema brasileiro. Para Marcelo Lordello, diretor do filme ‘Eles Voltam’, as denominações são genéricas. “Eu acho que em todas as épocas tem gente realizando filmes com propostas atuais, ousadas e arriscadas. Fica ilógico chamar esse momento de Novíssimo, senão o que vier depois será o quê? Hipernovo?”, argumenta o pernambucano.
O grande sucesso de público e crítica é explicado pela mudança da temática dos filmes. “Tem havido uma busca por parte dos cineastas em tentar se aproximar dos problemas da sociedade brasileira, como podemos ver no filme ‘O Som ao Redor’ que retrata as tensões e anseios da classe média. Isso é uma mudança”, afirma Rufino.
Com a proposta de aproximar os criadores dos estudantes e do público em geral, o Cinusp realiza diversos encontros onde é possível trocar informações sobre concepção, estrutura e narrativa, além de incitar a reflexão critica sobre os temas abordados pelos filmes. “É sempre importante os alunos entrarem em contato com os profissionais, independente de que área de conhecimento seja. O contato entre os difusores da cultura com a comunidade só tende a ser enriquecedor”, avalia o curador da Mostra, Marcos Kurtinaitis.
Programação
De 18 de março a 5 de abril, o evento terá sessões às 16 e às 19 horas. As sessões são gratuitas e ocorrem na sede do Cinusp, Rua do Anfiteatro 181 – Colmeia – Favo 04, Cidade Universitária, São Paulo.
Veja a programação completa neste link.
O novíssimo – e inclassificável – cinema brasileiro no Cinusp
Editoria: CulturaUSP Online Destaque | Autor: Bruna de Alencar | Data: 15 de março de 2013
Palavras chave: ,


Publicado em CulturaUSP Online Destaque por Bruna de Alencar em 15 de março de 2013 |   
fonte:
http://www5.usp.br/23909/o-novissimo-e-inclassificavel-cinema-brasileiro-no-cinusp/

quarta-feira, 13 de março de 2013

Festival ComKids de produção audiovisual abre inscrições Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/tecnologia/2013/03/12/festival-comkids-de-producao-audiovisual-abre-inscricoes.jhtm

Estão abertas desde o dia 11 de março as inscrições para o festival ComKids - Prix Jeunesse iberoamericano, que reúne produções audiovisuais voltadas para o público infantil. Divulgação Cena de "O Filho do Vizinho", 3º lugar na categoria 7 a 11 anos, ficção em 2011 

Neste ano, além da categoria audiovisual, que contempla obras para televisão, internet e cinema, o festival também premiará games feitos especialmente para as crianças. Há também a categoria digital e interativa, que reúne aplicativos, redes sociais, sites, rádios on-line e outros espaços virtuais pensados para os mais novos. O festival acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho no Sesc Consolação, no Cine Sesc e no Goethe Institut em São Paulo. 

A programação, que está toda concentrada no mês de junho, também inclui uma mostra com peças audiovisuais internacionais, workshops sobre mídia e infância e uma jornada de negócios. As obras inscritas deverão estar em língua portuguesa ou espanhola e ter sido produzidas no Brasil, na América Latina, no Caribe ou na península Ibérica. 

A categoria audiovisual está dividida em três faixas etárias até 15 anos e em ficção ou não ficção. Os vencedores ganharão passagens para Munique, na Alemanha, para acompanhar o Prix Jeunesse Internacional, entre outros prêmios. Mais informações e o formulário de inscrição podem ser encontradas no site www.prixjeunesseiberoamericano.com.br. 

As inscrições devem ser feitas até o dia 8 de abril. Divulgação Trudi e Kiki, de Eva Furnari, 3º lugar na categoria até 6 anos, ficção em 2011

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/tecnologia/2013/03/12/festival-comkids-de-producao-audiovisual-abre-inscricoes.jhtm

terça-feira, 12 de março de 2013

Fundo Setorial do Audiovisual investe R$ 14,9 milhões em dez novos projetos

Recursos serão investidos em filmes de longa-metragem e séries para televisão



A ANCINE e o BRDE anunciam o investimento em mais dez projetos de cinema e televisão no sistema de fluxo contínuo das Chamadas Públicas PRODECINE 02, PRODECINE 04 e PRODAV do Fundo Setorial do Audiovisual. O valor total investido é de R$ 14.961.516,00.

No PRODECINE 02 – Linha C do FSA, na qual distribuidoras demandam recursos para investir na aquisição de direitos de exploração comercial de obras cinematográficas de longa-metragem, a Europa Filmes receberá R$ 2 milhões que devem ser investidos exclusivamente na produção do longa "O Campeão". Já o filme "Loucas pra Casar", proposto pela da Downtown, conseguiu aprovar investimentos no valor de R$ 3 milhões, e "Tais e Taiane", cuja proponente é a Raiz Distribuidora Audiovisual LTDA, receberá R$ 750 mil.

O FSA aprovou também o investimento em seis séries através do sistema de fluxo contínuo do PRODAV 01/2012 - Linha B, de produção independente para TV. São duas séries de comédia ("Alucinadas", a ser exibida pelo Multishow, e "Quero ter um milhão de amigos", pela TV Cultura), duas séries de animação ("A Mansão Maluca do Professor Ambrósio" e "As Aventuras de Fujiwara Manchester", ambas da TV Cultura) e duas séries dramáticas com exibição prevista pelo canal GNT ("Amor Veríssimo" e "Três Teresas"). O total de investimento anunciado nesta rodada a ser dividido pelas seis séries é de R$ 8.711.516.

Ainda pelo mesmo sistema de fluxo contínuo, inaugurado ano passado na maioria das linhas do FSA, o longa-metragem "O último Cine Drive-in", da Pavirada Filmes e Produções LTDA, foi selecionado e fará juz a um investimento de R$500 mil para a complementação de recursos de produção, pela Chamada Pública PRODECINE 04/2012 - Linha A.

Veja abaixo detalhes das produções contempladas:

PRODAV 01/2012 (Linha B)

ALUCINADAS
Série de comédia: 24 episódios de 13 minutos
Produtora: Migdal Produções Cinematográficas Ltda
Emissora: Multishow
Diretor: André Pellenz
Roteiro: Rosana Ferrão
Sinopse: "Alucinadas” é um série de ficção com esquetes sobre o que há de mais particular nas mulheres, para o bem e para o mal. Para a grande maioria das mulheres, o meio termo não existe - é praticamente uma abstração.  Muito amor, muito ódio, muito tudo – muito alucinadas! As situações retratadas são as mais cotidianas.
Valor FSA: R$ 1.070.115,00

AMOR VERÍSSIMO
Série dramática: 13 episódios de 26 minutos
Produtora: Conspiração Filmes Entretenimento 3º Milênio LTDA
Emissora: GNT
Diretor: Mini Kerti
Roteiro: Renato Fagundes
Sinopse: Baseada na obra de Luís Fernando Veríssimo, a série Amor Veríssimo vai trazer para a TV, em 13 episódios de 26 minutos, histórias de amor de forma engraçada e tocante. Em um formato recheado de humor, que mistura documentário e dramatização, a série abordará os relacionamentos amorosos, contando com depoimentos de pessoas reais que revelarão suas histórias de amor e de vida a dois.
Valor FSA: R$ 1.350.000,00

QUERO TER UM MILHÃO DE AMIGOS
Série de comédia: 24 episódios de 13 minutos
Produtora: RM Produções Artísticas LTDA
Emissora: TV Cultura
Diretor: Gustavo Rosa de Moura
Roteiro: Gustavo Rosa de Moura e Leonardo Levis
Sinopse: “Quero ter um milhão de amigos” é uma sitcom, com expansão transmídia totalmente integrada à narrativa, que conta as agruras de Érico, uma mini celebridade na internet... e um total fracasso fora dela. Sempre acompanhado de seus amigos Bruno Alves, um gênio precoce que teve o azar de envelhecer, e Du Metal, um maluco viciado em tecnologia inútil, Érico tem ainda de aguentar as reclamações desbaratadas da mãe e o sucesso do irmãozinho economista.
Valor FSA: R$ 1.163.066,00

A MANSÃO MALUCA DO PROFESSOR AMBRÓSIO
Série de animação: 26 episódios de 5 minutos
Produtora: Tortuga Studios Produtora de Filmes LTDA
Emissora: TV Cultura
Diretores: Nelson Botter Junior
Roteiro: Fernando Alonso e Nelson Botter Junior
Sinopse: O principal objetivo da série é trazer às crianças conhecimento e cultura, de uma forma interessante e divertida, prendendo a atenção dos pequenos com muita comédia e ação. Inúmeras situações têm lugar nesse cenário fantástico que é a mansão. A cada dia uma nova surpresa, um novo visitante, uma nova história, um novo mito que levará os personagens e as crianças a uma dimensão rica em diversão, variedades e cultura.
Valor FSA: R$ 928.735,00

AS AVENTURAS DE FUJIWARA MANCHESTER
Série de animação: 13 episódios de 13 minutos
Produtora: UM Filmes LTDA
Emissora: TV Cultura
Diretores: Alexandre Camargo
Roteiro: Alexandre Camargo
Sinopse: As aventuras de Fujiwara Manchester é uma animação cheia de aventura de altíssima voltagem e humor maluco, para público a partir de 12 anos. Passada no século XXVII, narra a história do aventureiro espacial Fujiwara “Fuji” Manchester, e sua fiel nave Cara-de-Cavalo. Acompanhado por amigos e aliados tais como um neurótico vendedor de antiguidades, um polvo mais inteligente que uma pilha de Einsteins, e a ousada espiã  que é sua antiga paixão, Fuji enfrentará seu maior desafio: um homem que pode ou não ser o diabo em pessoa... e que planeja a destruição da Galáxia.
Valor FSA: R$ 1.349.600,00

TRÊS TERESAS
Série dramática: 13 episódios de 30 minutos
Produtora: Bossa Nova Films Criações e Produções Ltda
Emissora: GNT
Diretores: Luiz Villaça
Roteiro: Luiz Villaça
Sinopse: “Três Teresas” conta a história, ou as histórias, de um trio de mulheres: avó, mãe e filha. Tete, a filha, ainda não tem dezoito anos. Teresa, a mãe, já fez quarenta. Dona Terezinha  avó, não revela a idade. Elas dividem um apartamento na cidade de São Paulo. Mas, mais que isso, dividem emoções e ideias, risos e lágrimas, dúvidas e soluções.
Valor FSA: R$ 2.850.000,00


PRODECINE 02 - Linha C

O CAMPEÃO
Produtora: Cannes Produções S/A
Distribuidora: Europa
Diretor: Paulo Thiago
Roteiro: Paulo Thiago e Teresa Frota
Sinopse: Filme baseado na história de superação do brasileiro Fabio Leão. Um menino pobre da periferia do Rio de Janeiro, descobre a sua vocação na luta, mas está envolvido com o crime. Entre o crime e o ringue, desenrola-se sua trajetória. Ao mesmo tempo, sua paixão e vida com Luciana que começa aos 15 anos e chega aos dias atuais. Na sua última prisão, torna-se professor dos colegas presidiários. Seu trabalho pioneiro dentro da prisão faz com que a mesma juíza que o havia condenado conceda-lhe a liberdade condicional. Fabio hoje dá aulas de luta marcial na principal academia do Rio de Janeiro, é professor em vários presídios, faz palestras pelo Brasil com a Juíza e foi nomeado pela justiça como corregedor. Se prepara para ir para a Tailândia disputar o título de Campeão Mundial.
VALOR FSA: R$ 2 milhões

LOUCAS PRA CASAR
Produtora: Freespirit Distribuidora de Filmes LTDA
Distribuidora: Downtown
Diretor: Roberto Santucci
Roteiro: Marcelo Saback
Sinopse: Três mulheres vestidas de noiva se encontram na ponte Rio-Niterói, prontas a cometer suicídio após terem sido deixadas no altar. As três descobrem, porém, que foram abandonadas pelo mesmo cara, e preparam um plano para se vingar do crápula. Com o esquema das três só há um porém: como evitar que uma delas se apaixone novamente pelo sujeito e mande tudo por água abaixo?  E o pior: e se isso acontecer com as três?
VALOR FSA: R$ 3 milhões

TAIS E TAIANE
Produtora: Raiz Distribuidora Audiovisual LTDA
Distribuidora: Raiz
Diretor: Guilherme de Almeida Prado
Roteiro: Augusto Sevá e Guilherme de Almeida Prado
Sinopse: Fábula road-movie. Em três dias de aventuras, enfrentando a intolerância e as diferenças, tendo a própria estrada como lição de vida, Tais e Taiane tornam-se amigas e encontram seus destinos.
VALOR FSA: R$ 750 mil

PRODECINE 04/2012 (Linha A - Complementação)

O ÚLTIMO CINE DRIVE-IN
Produtora: Pavirada Filmes e Produções LTDA
Distribuidora: Vitrine
Diretor: Iberê Carvalho
Roteiro: Iberê Carvalho e José Pedro Gollo
Sinopse: O Último Cine Drive-in apresenta uma história de reencontro entre pai e filho, tendo como pano de fundo o fim do último cinema drive-in do Brasil. O jovem operário Marlombrando precisa levar sua mãe, Fátima, para fazer um exame médico em Brasília.
O que seria uma breve viagem se torna uma longa batalha no terceiro maior hospital público do país. Sem ter a quem recorrer, Marlombrando precisará reencontrar seu pai, Almeida, ausente há muitos anos. Dono do Cine Drive-in, Almeida insiste em manter vivo um tipo de cinema que já não atrai mais espectadores, como na década de 70. Atualmente possui apenas 02 funcionários: Paula, ex-menina de rua, cuida da projeção e da lanchonete e José, um velho amigo, cuida da bilheteria.  
A chegada de Marlombrando mudará não só a rotina do Drive-in, mas a relação entre todos eles. Com a ameaça de demolição do cinema e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho precisam resolver questões do passado para realizar um irresponsável plano de reencontro entre Fátima e o último Cine Drive-in.
Valor FSA: R$ 500 mil


fonte...
http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/fundo-setorial-do-audiovisual-investe-r-149-milh-es-em-dez-novos-projetos

sexta-feira, 8 de março de 2013

XVII Encontro Internacional SOCINE - A Sobrevivência das Imagens

ENCONTRO 2013 - INSCRIÇÕES ABERTAS

08 a 11 de outubro de 2013

UNISUL - Florianópolis, SC


Estão abertas as inscrições para o XVII Encontro Internacional da SOCINE, que será realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina - Florianópolis, SC. O tema do Encontro será A sobrevivência das imagens. Ao propormos esse tema, queremos enfatizar a necessidade de pensarmos o modo particular em que as imagens cinematográficas e audiovisuais resistem ao e no tempo, não apenas em seu aspecto material, mas também procurando entender o alcance político dessas imagens. Assim, interessam ao tema as reflexões sobre a constituição e preservação de acervos públicos e privados, sobre a reutilização de imagens de arquivo (permitindo, assim, que as imagens sejam re-significadas), em especial a forma ensaio, e sobre a importância política que as imagens que “sobrevivem” trazem para o mundo contemporâneo.

Esclarecemos que o tema é indicativo mas não exclusivo para proposição de trabalhos e/ou mesas temáticas.

O recadastramento dos sócios e o pagamento da anuidade referente a 2013 já pode ser feito apenas no site da entidade (www.socine.org.br), conforme calendário ali disponível. Para iniciar o processo, por favor, clicar em “área do associado”. Após atualização da ficha cadastral, o usuário será redirecionado para a área do associado a fim de gerar o boleto bancário para pagamento. Lembramos que o valor para profissionais é R$ 100,00, e para estudantes R$ 50,00. O pagamento da anuidade é imprescindível para a realização da inscrição e submissão de propostas para o próximo encontro, por isso as duas etapas não poderão ser feitas no mesmo dia (é preciso esperar três dias úteis para a compensação do banco e liberação do site). A data limite para pagamento da anuidade é dia 28 de março de 2013

As propostas de trabalhos para uma das quatro modalidades do encontro – Comunicações Individuais, Mesas Pré-Constituídas, Painéis ou Seminários Temáticos – deverão ser submetidas eletronicamente pelo site da SOCINE.

Lembramos que NÃO SERÃO ACEITAS inscrições enviadas por email, apenas aquelas submetidas através do site.

As inscrições deverão ser escolhidas entre as QUATRO CATEGORIAS, cada qual com as seguintes exigências:

1. Comunicações Individuais: As propostas de mestres, doutorandos e/ou doutores contendo título (até 70 carecteres), resumo expandido de até 4000 caracteres (com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres), mini-currículo (500 caracteres).

2. Seminários Temáticos: As propostas de mestrandos, mestres, doutorandos e/ou doutores para apresentações individuais em Seminários Temáticos devem ser feitas indicando diretamente o seminário escolhido e conter: título (até 70 carecteres), resumo expandido de até 4000 caracteres (com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres), mini-currículo (500 caracteres). Os resumos dos Seminários Temáticos em vigor encontram-se disponíveis no site da Socine.

ATENÇÃO: Pedimos especial atenção nas inscrições para Seminários Temáticos pois, diferentemente de anos anteriores, em 2013, os trabalhos enviados para Seminários Temáticos que não se encaixarem em uma das seis sessões do Seminário (limite de 18 trabalhos por Seminário), mesmo tendo parecer favorável, não serão deslocados para outras categorias, não sendo apresentados no Encontro Socine 2013.

3. Mesas Temáticas Pré-construidas: As mesas devem conter 3 participantes, sendo dois doutores de duas instituições diferentes e o terceiro membro pode ser mestre, doutorando e/ou doutor, sem que nenhum dos membros tenham relação de orientação em andamento. As propostas de Mesas Temáticas devem conter: título (até 70 caracteres), resumo da proposta da mesa, a cargo do coordenador da mesa (até 1000 caracteres); resumo expandido (até 4000 caracteres com espaço) e resumo (500 caracteres) de cada proposta individual de comunicação integrante da mesa, bibliografia (1000 caracteres) e mini-currículo (500 caracteres) para cada um dos participantes da mesa.

A inscrição das apresentações de trabalhos integrantes da mesa deverá ser realizada individualmente (seguindo o modelo estabelecido para comunicações individuais). O coordenador da Mesa inscreve de uma só vez a proposta da Mesa e a sua proposta individual, posteriormente os outros dois integrantes devem acessar o sistema e se inscrever na Mesa já proposta com seus trabalhos individuais.

4. Painéis: espaço diferenciado para mestrandos no formato de apresentação oral agrupados em sessões com até 6 apresentações de 10 minutos. As propostas devem conter: título (até 70 carecteres), resumo expandido de até 4000 caracteres (com espaço), resumo (500 caracteres), bibliografia (1000 caracteres), mini-currículo (500 caracteres). Não é preciso a elaboração e apresentação de cartazes.

O cadastramento e a inscrição para o XVII Encontro Internacional da SOCINE são efetuados em três etapas:

ETAPA 1 – Recadastramento eletrônico de sócias/sócios e o pagamento da anuidade através do website. O pagamento é obrigatório para a segunda etapa (inscrições).

Período de pagamento da anuidade: até o dia 28 de março de 2013 – quinta-feira, durante o horário bancário.

ETAPA 2 – Inscrição eletrônica das propostas, apenas pelo site e apenas uma inscrição por associado, inclusive como co-autor.

Período de inscrições: de 01 a 31 de março.

ETAPA 3 – Pagamento da taxa de inscrição no encontro através do website. Somente para os aprovados.

Período de pagamento: após o informe de aprovação.