quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ministra da Cultura inaugura novo Arquivo de Filmes do Rio de Janeiro

Foi inaugurado na manhã desta terça, 6 de agosto, no Rio de Janeiro, o novo prédio da Reserva Técnica e Preservação do Centro Técnico Audiovisual – CTAv. Estiveram presentes a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura Leopoldo Nunes, o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, o presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual – ABPA, Hernani Heffner, o coordenador-geral do CTAv, Roberval Duarte e os cineastas Orlando Senna e Roberto Farias. Prestigiada também por produtores, cineastas e professores, a inauguração do prédio também contou com o lançamento dos cursos de Preservação Audiovisual e Dramaturgia Contemporânea - produção seriada, com início previsto para outubro deste ano.

Fundado em 1985, O CTAv, com sede no Rio de Janeiro, foi resultado da parceria entre a antiga Embrafilme e o National Film Board do Canadá. É vinculado desde 2003 à Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e atua na preservação, na produção e na difusão do audiovisual brasileiro, oferecendo apoio a profissionais e empresas do setor por meio do fornecimento de serviços de mixagem, transfer, empréstimo, pesquisa, acervo e apoio a festivais.
O novo Arquivo de Filmes do Rio de Janeiro apresenta as condições arquitetônicas e climatológicas exigidas para a preservação de acervos audiovisuais segundo os padrões da FIAF – Federação Internacional de Arquivos de Filmes. O novo espaço é formado por dois andares para depósitos de guarda de material, incluindo área técnica para equipamentos de refrigeração, área de trabalho para revisão de materiais, expedição e administração do acervo.
O encontro teve início com a visita da ministra da Cultura às instalações atuais do CTAv, onde conheceu as salas de serviços oferecidos pela instituição. O acervo inclui a filmografia do cineasta Humberto Mauro, as produções históricas do Instituto Nacional do Cinema (INC) e a produção do italiano Dino Cazzola, autor das imagens clássicas sobre a construção de Brasília. Após a visita, a cerimônia de inauguração aconteceu já no novo prédio, com as apresentações da ministra, do secretário do Audiovisual do MinC e do presidente da ABPA.
Leopoldo Nunes abriu a cerimônia agradecendo o reconhecimento de todos à importância de Gustavo Dahl na obra. Dahl, falecido em 2011, foi o primeiro diretor-presidente da Ancine, e exercia o cargo de gerente do CTAv à época de sua morte. Em seguida, Nunes apresentou o CTAv, ressaltando sua importância para o setor ("Uma instituição muito querida da classe cinematográfica – não há quem não tenha realizado algum serviço aqui"), o compromisso com a capacitação e a inovação tecnológica, e os novos cursos gratuitos que serão oferecidos no local.
O curso Dramaturgia Contemporânea - produção seriada, gratuito, é uma parceria entre a SAv/MinC e a Universidade Federal da Paraíba, e chega para atender à demanda da Lei 12.485, conhecida como Lei da TV Paga, por dramaturgos e roteiristas. O curso contará com aulas presenciais, virtuais e tutorias, e terá como produto final a entrega de argumentos, um mapa de temporada e um roteiro piloto. Já o curso de Preservação de Materiais Audiovisuais abordará temas como identificação, metodologias de catalogação, uso de matrizes, restauração foto-química e digital de filmes e formação de projecionistas, para que seja possível operar a projeção de acervos audiovisuais em película.
Hernani Heffner começou sua apresentação também citando Gustavo Dahl e sua ideia de que a preservação faz parte da cadeia produtiva do audiovisual. Segundo Heffner, "parece o último elo, mas é mais durável – é preciso um trabalho complexo, base técnica e científica para que uma obra possa ser conhecida por outras gerações, para que os acervos possam ser preservados e devolvidos às suas comunidades".
Em seguida, a ministra Marta Suplicy, em seu discurso, lembrou do compromisso do Ministério em tornar mais fácil o trabalho de quem lida com cultura e a importância da preservação ("seja em museus, igrejas ou cinema") na construção da imagem e no legado da identidade do país. "O povo brasileiro gosta de cinema nacional, só precisa ter a oportunidade de ver".
Marta ressaltou o papel da ANCINE no estímulo à implementação de salas de cinema no Brasil e no apoio à difusão do cinema brasileiro no exterior e lembrou também da atuação dos cineclubes. "O que está em jogo não é apenas o nosso passado, mas a capacidade do país de difundir o nosso futuro", finalizou.

O Centro Técnico Audiovisual – CTAv fica na Av. Brasil, 2482 – Benfica – Rio de Janeiro/RJ. Para mais informações, acesse o site http://www.ctav.gov.br/.

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