terça-feira, 7 de maio de 2013

Entender e dialogar com o mercado audiovisual. Oficina de "pitching" tem inscrições abertas no IAP



Entender e dialogar com o mercado audiovisual. Esta é ainda uma das principais dificuldades para diretores de audiovisual e cineastas, especialmente após as mudanças nas leis do audiovisual e produções dos canais fechados de televisão. Com o objetivo de esmiuçar essas relações e preparar projetos aptos para o mercado, o cineasta Victor Lopes chega a Belém na próxima semana para ministrar a oficina de pitching, voltada especificamente para profissionais do cinema e audiovisual.

Com uma carreira solidificada no Brasil desde a década de 90, o cineasta moçambicano Victor Lopes é antigo conhecido dos paraenses. No ano passado, filmou o longa Serra Pelada, ainda a ser lançado, além de já haver ministrado oficinas de direção e roteiro em anos anteriores.

Na oficina de "pitching" o cineasta pretende apresentar técnicas para a organização das etapas de desenvolvimento de um projeto, desde a ideia original, o desenvolvimento do roteiro, até a sua produção e comercialização. A ideia é preparar os profissionais de cinema para a venda de um projeto audiovisual, identificando possíveis fontes de financiamento para cada tipo de projeto e, a partir daí, classificá-los de acordo com as necessidades do mercado, incluindo a teia de financiadores, co-produtores, distribuidores, agentes de vendas e TVs.

Os interessados deverão enviar e-mail para iap.artesvisuais@gmail.com até às 12 horas do dia 10/05. No corpo do e-mail, deverá constar a storyline (com no máximo 8 linhas) e currículo resumido do interessado (com no máximo 10 linhas) e telefone para contato. O título do e-mail deverá ser estruturado da seguinte maneira: Oficina de Pitching - nome do interessado (Ex.: Oficina de pitching - Antonio Silva).

Os interessados que não atenderem às especificações acima, serão automaticamente inabilitados para a fase de análise. A confirmação dos participantes se dará por e-mail e será publicado no site do Instituto de Artes do Pará até o dia 11 de maio. A participação exigida é de no mínimo 75% de presença. Caso não seja confirmada a participação dos pré-selecionados até a manhã do dia 13, será substituído por interessado que esteja na lista espera, sem recurso posterior. A análise dos materiais se dará por técnicos da instituição, atendendo as especificações repassadas pelo facilitador.

Os interessados deverão enviar storyline (sinopse) de projeto de sua autoria voltado para a área e que será desenvolvido durante a oficina acompanhado de currículo resumido, para análise. Experiência mínima na área é exigida visando compor grupo homogêneo. O projeto não é voltado para interessados sem nenhuma experiência. Como parte da oficina, ao final será montada banca de avaliação, onde os projetos serão apresentados e defendidos (dia 17/05).

Victor Lopes

Diretor, roteirista e professor. Em 1991, dirigiu o média-metragem de ficção "Vênus de Fogo", exibido pela TV Bandeirantes e Channel Four. O vídeo foi premiado no Brasil e na Itália e integra o acervo do MOMA de Nova Iorque. Dirigiu as séries "Noções de Coisas", escrita por Darcy Ribeiro e "Free Jazz" (co-direção com Roberto Berliner). Realizou também programas para a TV Futura, Multishow, History Channel, Arte-France, e os quadros "Um Brasileiro no Dia D" e "Agamenon, o Repórter" no programa Fantástico, da Rede Globo.

Dirigiu, roteirizou e produziu o curta-metragem de ficção "Bala Perdida", lançado em 2003 e que ganhou 20 prêmios em festivais nacionais e internacionais, tornando-se um dos curtas mais premiados do país. Seu primeiro longa-metragem, "Língua - Vidas em Português" é um documentário sobre a língua portuguesa filmado em quatro continentes. Premiado no Brasil e em Portugal, o filme inaugurou em 2004 o primeiro circuito digital do Cinema Brasileiro.

Em 2009, lançou "Eliezer Batista, O Engenheiro do Brasil", filme que narra a trajetória do empresário nos últimos 50 anos da vida brasileira. Em conjunto com os Cassetas Hubert e Marcello Madureira, escreveu e dirigiu "As Aventuras de Agamenon, O Repórter", inspirado no personagem publicado há 20 anos no jornal O Globo. O filme foi lançado em Janeiro de 2012, e atingiu a marca de 940 mil espectadores.

Em 2013, Lopes lança "Serra Pelada, A Lenda da Montanha de Ouro", documentário sobre a maior corrida do ouro do século XX, e roteiriza O Drible, argumento de ficção premiado pelo fundo Ibermedia para desenvolvimento de projeto.

Serviço:


Oficina de Pitching com Victor Lopes


De 13 a 17 de maio de 2013


Local: Museu de Arte Sacra de Belém (13 a 16/05) e Instituto de Artes do Pará (17/05) Inscrições gratuitas
fonte:
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=124351

Nenhum comentário:

Postar um comentário