quarta-feira, 2 de julho de 2014

Brasil marca presença no Moscow Business Square

Foi realizado na cidade de Moscou, entre os dias 21 e 24 de junho, o Moscow Business Square, evento de mercado que faz parte da programação regular do Festival Internacional de Cinema de Moscou, mais tradicional evento de cinema da Rússia. Dentro da programação do evento, um foco especial foi dedicado aos países da América Latina, entre eles o Brasil, que participou de uma série de programações.

Fórum de Coprodução

A mais importante atividade do Moscow Business Square é a realização de um Fórum de Coprodução. Nesta edição, participaram 27 projetos com possibilidades de coprodução internacional, especialmente com a Rússia. Três projetos de produtoras independentes brasileiras foram apresentados nesse fórum: “Defeat”, apresentado no evento por Davi de Oliveira Pinheiro e Alessandra Scangarelli Brites; “Oranya”, apresentado por Cristiano Sensi; e “Maria Prestes”, apresentado por Ludmila Curi. Os produtores e realizadores participaram de uma sessão de pitching nos dias de abertura do Moscow Business Square, e participaram, ao longo do período do evento, de uma série de encontros e reuniões individuais com produtores, distribuidores e agentes de venda internacionais sobre seus projetos.

Painel sobre financiamento na América Latina conta com participação da ANCINE

Além do Fórum de Coprodução, o Moscow Business Square realiza uma série de seminários e palestras – quatro delas, nesta edição, trataram sobre aspectos do audiovisual latino-americano. A convite do evento, assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente, participou, juntamente a representantes do Instituto Mexicano de Cinematografia (IMCINE) e da ProImágenes Colombia, de um painel onde foram apresentados os sistemas de financiamento de audiovisual do Brasil, Colômbia e México. No painel, também foram discutidas as possibilidades de coprodução entre os países.

As produtoras brasileiras Eliane Ferreira e Vania Catani participaram de duas mesas de discussão em que se discutiu a coprodução internacional e, em especial, casos de sucesso de coprodução entre América Latina e Europa. Em outra mesa, o curador e crítico Amir Labaki, diretor do Festival É Tudo Verdade e jurado do Festival de Moscou nesse ano, discutiu o panorama da produção documental na América Latina.

Também esteve presente ao evento a consultora internacional do Programa Cinema do Brasil, Marika Koslovska. O Cinema do Brasil, cujo objetivo é ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, ofereceu um almoço especial aos participantes, onde a consultora apresentou os produtores associados presentes e distribuiu material de divulgação com informações sobre os programas que organiza e sobre suas empresas associadas.

Programa de Apoio da ANCINE ajudou a viabilizar a participação de produtores no evento

A participação dos produtores Cristiano Sensi, Davi de Oliveira Pinheiro, Eliane Ferreira, Ludmila Curi e Vania Catani foi viabilizada através do Programa de Apoio à Participação de Produtores Audiovisuais em Eventos de Mercado, que a ANCINE organiza.
por Agência Brasil @edisonmariotti #edisonmariotti http://aquiacontece.com.br/noticia/2014/07/01/brasil-marca-presenca-no-moscow-business-square

Nenhum comentário:

Postar um comentário