quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Cinema e mercado audiovisual em foco no Ciclo de Oficinas da Esat, em Manaus

Programação inicia com debates sobre criação e imaginário cinematográfico. A palestra de abertura contou com a presença do cineasta Ruy Guerra. 

[ i ]


Manaus - O ciclo de oficinas do curso de Tecnologia em Produção audiovisual iniciou, nesta segunda-feira (27), com palestra do cineasta Ruy Guerra sobre a arte de fazer cinema e criação audiovisual. O profissional atualmente faz parte da Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), no Rio de Janeiro, e palestrou ainda sobre as perspectivas do mercado audiovisual para acadêmicos do 3º período do curso.

A oficina contou com a presença de alunos, professores, do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Maria Paula Mourão, da pró-reitora de Interiorização (Prai), Samara Menezes, da diretora da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), Cristiane Barroncas e do coordenador do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual, Abrahim Baze Jr.

A iniciativa pioneira do curso foi destacada pelo coordenador e por acadêmicos como de grande importância para a formação na área de produção cinematográfica. Segundo Abrahim Baze Jr, a ideia é promover outros ciclos de oficinas com alunos da UEA, por meio de parcerias com instituições como a Academia Internacional de Cinema. “O ideal é que, ao final do curso, os alunos saiam com 18 certificados de formação técnico-profissionalizante. Isso vai dar um diferencial para eles no mercado de trabalho e oferecer a dupla certificação”, afirmou.

Além disso, a proposta de trazer as oficinas com renomados profissionais de fora do estado também foi vista como positiva e desafiadora. “Todo curso tem no seu ementário as atividades complementares e, no nosso caso, optamos pela formação continuada. A proposta principal é que possamos criar primeiro um panorama com os alunos para que eles possam ter uma visão do mercado e da profissão e, a partir daí, colocá-los na prática”, completou. O mercado do cinema também chamou a atenção dos acadêmicos na palestra de Ruy Guerra.

“O cineasta Ruy e outros cineastas da Escola Darcy Ribeiro têm uma expertise em relação ao mercado, boa parte deles não tem formação de graduação. Eles têm notório saber que é, no caso de Ruy Guerra, a produção de 50 anos no mercado audiovisual. Como não podemos tê-los como professores, nós os convidamos para ciclos de palestras para que os alunos possam ter acesso aos professores nacionais”, completou Abrahim.

Na visão do aluno do curso de Produção Audiovisual, Alessandro Natan, a oficina é válida no sentido de agregar conhecimento. “É sempre bom conhecer pessoas que fizeram tal diferença dentro do universo audiovisual. Podemos conhecer melhor como vai ser o nosso futuro e procurar fazer o que virá pela frente. Temos que sair um pouco daquele meio de só ter aulas e fazer algo diferente como ouvir palestras de pessoas de fora, como o Ruy”, disse.

O acadêmico Max Michel também aprovou a ideia das oficinas, ressaltando que iniciativas como essa são importantes para colocar o aprendizado em prática. “São ótimas oficinas e tratam bem sobre o que cada um precisa de formação técnica. Tem muita gente aqui que faz filmes, que dirige, mas precisamos dessa informação. As oficinas vêm justamente para preencher esse vácuo que está faltando que é a parte técnica”, alegou.

Palestra

Técnica foi um dos pontos de destaque da palestra do cineasta Ruy Guerra, com vasta experiência no cinema. Ele ministra a oficina de Direção, no evento que acontece no período de 27 a 29 de janeiro na Esat. “Essa técnica não serve nada sem essa capacidade criadora. Você pode cair na coisa certa através da técnica ou você pode cair no abismo do erro através da loucura”, disse durante a palestra para os alunos no auditório da unidade acadêmica.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, enalteceu a presença do cineasta pelos trabalhos realizados ao longo da carreira e da diretora da Escola de Cinema, Irene Ferraz. “Quando alguém escolhe essa profissão, tem que casar com ela. Estou feliz de tê-los aqui, no início dessa jornada de melhoria do curso”, destacou. O reitor também lembrou as parcerias que estão sendo feitas para melhorar a qualidade do ensino aos acadêmicos da Escola Superior de Artes e Turismo.

“É um curso que para a UEA é de prioridade número um. A Universidade do Estado do Amazonas vem mais que cobrir essa lacuna, mas ainda abrir oportunidades, cenários e espaços de trabalho para toda essa geração que tem esse anseio. Por essa razão, apoiamos tanto esse curso, até porque a arte é a alma dessa Universidade”, concluiu.

Durante os dias de ciclo de oficinas, também serão oferecidas as oficinas de Fotografia, de Produção, de Captação de Som Direto, de Cenografia e de Roteiro, ministradas por Cesar Elias, Marcela Amaral, Gabriela Damasceno, Marcos Flaksman e Jorge Durán, respectivamente. A Escola de Cinema Darcy Ribeiro entregará certificados com carga horária de 20h para os alunos.
 
fonte:
http://www.d24am.com/plus/cinema/cinema-e-mercado-audiovisual-em-foco-no-ciclo-de-oficinas-da-esat-em-manaus/105140

Nenhum comentário:

Postar um comentário