quarta-feira, 27 de março de 2013

Espanha oferece bolsas para curso de desenvolvimento de projetos audiovisuais


Prazo para inscrições vai até o dia 7 de abril. Postulantes devem ter graduação e experiência comprovada na atividade cinematográfica

EBCO curso acontecerá na cidade de Madri, entre os dias 30 de setembro e 8 de novembroAmpliar
  • O curso acontecerá na cidade de Madri, entre os dias 30 de setembro e 8 de novembro
A Fundação Carolina, que promove relações educativas e científicas entre a Espanha e América Latina, em parceria com o Programa Ibermedia e com instituições espanholas de cultura e gestão de direitos de produção audiovisual, convoca para o XI Curso de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Ibero-americanos 2013. O curso acontecerá na cidade de Madri, Espanha, entre os dias 30 de setembro e 8 de novembro. A Fundação oferece cinco bolsas para roteiristas, diretores e produtores ibero-americanos. Interessados têm até o dia 7 de abril para se candidatar.
O programa do curso envolve masterclasses, assessorias de roteiro e uma oficina de produção, onde os projetos inscritos serão analisados do ponto de vista dos apoiadores, distribuidores e exibidores. Também serão promovidos encontros com produtores espanhóis interessados em coprodução e debates sobre novas estratégias de marketing, festivais, mercados e vendas internacionais. Para concorrer a uma das bolsas, que compreendem o valor integral do curso, alojamento em regime de pensão completa, passagens aéreas de ida e volta para a Espanha e seguro médico, o proponente deve ter diploma de graduação, preferencialmente (mas não imperativo) em áreas correlatas à área audiovisual, e deve poder comprovar experiência no meio.
Para se inscrever, é necessário ter a sinopse e o primeiro tratamento do roteiro do projeto a ser desenvolvido no curso. O formulário de inscrição, questionário sobre o estágio de desenvolvimento do projeto, lista de documentos necessários e e-mail para envio do material encontram-se no site da Fundação Carolina.

Fundação Carolina
A Fundação Carolina foi criada em outubro de 2000 como uma instituição para a promoção das relações culturais e cooperação em educação e ciência entre a Espanha e os países da Comunidade Latino-Americana de Nações, bem como outros países com vínculo histórico especial, cultural ou geográfico.
O Curso de Desenvolvimento de Projetos Cinematográficos Ibero-americanos objetiva melhorar a qualidade dos projetos audiovisuais de cineastas ibero-americanos, no intuito de aumentar seu potencial de realização.

Cinema brasileiro
O mercado brasileiro de cinema é o mais pujante entre todas as artes. Em 2011, de acordo com o Informe Anual de Acompanhamento de Mercado – Filmes e Bilheterias, da Agência Nacional do Cinema (Ancine), o número total de ingressos vendidos chegou a 143,9 milhões, e a renda bruta nas bilheterias dos cinemas alcançou o valor de R$ 1,44 bilhão, estabelecendo novos recordes e colocando o Brasil entre outros mercados mais importantes do mundo.
“O número de filmes de longa-metragem brasileiros lançados, 99 no total, foi o maior dos últimos 10 anos”, afirma o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel. Depois da retomada dos anos 1990, a produção brasileira está consolidada, a estética dos filmes ganhou o mundo com grandes produções e a cena alternativa ferve. A concorrência, no entanto, ainda é grande. Entre os 10 filmes top de bilheteria em 2012, nenhum é brasileiro.

fonte:
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2013/03/22/espanha-oferece-bolsas-para-curso-de-desenvolvimento-de-projetos-audiovisuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário