sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Conferência do Audiovisual terá 3 delegados

A produção e circulação de dvd´s de flimes  baianos a preços populares, a captação de investimentos junto à iniciativa privada e um calendário de editais foram alguns dos muitos temas debatidos na Conferência Setorial do Audiovisual, realizada ontem (dia 5) na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador. A diversidade de temas debatidos marcou também a eleição de delegados.  Entre titulares e suplentes, um representante do movimento cineclubista, uma produtora e um cineasta  foram escolhidos. Foram eleitos respectivamente: Gleciara Ramos, Solange Lima e Geraldo Moraes.
Go Home

“Poder reunir a sociedade civil organizada em uma conferência já é fundamental”, acredita o cineasta Bruno D’Almeida. Participante ativo dos trabalhos na Conferência Setorial e na etapa territorial da Região Metropolitana de Salvador, Bruno, contudo, defende reformulações na metodologia das conferências e acredita que “a criação de editais públicos, a desburocratização dos editais, o acesso a equipamentos culturais e a formação” sejam questões transversais, demandas invocadas não apenas no audiovisual, mas em quase todos os outros setores da cultura.

Para o cineasta Geraldo Moraes, eleito delegado setorial, o problema central no campo do audiovisual hoje é a rede de exibição. “O mercado de cinema na Bahia hoje se resume a Salvador e a umas poucas salas comerciais no interior. Hoje, todas essas salas não atingem nem 10% da população baiana”. Para Geraldo, um dos projetos mais importantes discutidos na  conferência propõe “compor uma rede de exibição alternativa para que a maioria da população, os 90% que estão de fora do circuito comercial, vejam os filmes baianos. Que seja criada a sistematização de uma distribuição alternativa para que a Bahia veja os filmes baianos”.
Conheça as propostas eleitas na Conferência Setorial do Audiovisual:
- Manter Um Programa De Apoio À Criação E Manutenção De Redes E Circuitos De Difusão Da Produção Audiovisual Baiana Em Todos Os Territórios De Identidade, Através Do Fomento A Circuitos De Exibição Que Abranjam: Salas De Espetáculos E De Projeção
- Lei Do Audiovisual Da Bahia
- Edital


fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário